A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Parabéns! Blizzard comemora 30 anos de fundação!

Relembre os principais jogos do estúdio!

Levantem suas espadas, bravos guerreiros de Azeroth, pois hoje é dia de festa, já que nesta segunda-feira (8) a Blizzard comemora 30 anos de fundação! Foi uma longa jornada marcada pela criação de universos incríveis e experiências épicas que brilharam, e continuam brilhando, na vida de milhares de jogadores em todo o mundo - incluindo é claro, os jogadores brasileiros.

E para comemorar essa data mais do que especial, nada melhor do que relembrar a história e alguns títulos de destaque da empresa que nos trouxeram tantas alegrias, então vem com a gente!

O Início

Tudo começou em 8 de fevereiro de 1991 com a tímida fundação da Silicon & Synapse, também conhecida como S&S, por Michael Morhaime, Frank Pearce e Allen Adham, na cidade de Irvine, California.

Nesta época a empresa se concentrava apenas em criar jogos de outros estúdios para os sistemas da época, incluindo uma parceria com a então famosa Interplay. Após essa experiência inicial no mercado de games, não demorou muito para a S&S começar a desenvolver os seus próprios jogos, e em 1992 era lançado o divertido The Lost Vikings, estrelando três vikings (Erik, Baleog e Olaf) em um jogo de plataforma e resolução de quebra-cabeças.

The Lost Vikings personagens já apareceram em WoW e em outros jogos da Blizzard

Mas foi em 1993 que o jovem estúdio iria conquistar o mundo com Rock n' Roll Racing, jogo de corrida e combate com veículos futuristas, que tinha como maior destaque a sua trilha sonora composta por clássicos do rock como Paranoid (Black Sabbath), Born to be Wild (Steppenwolf) e Highway Star (Deep Purple).

No final de 1993 a empresa mudou de nome e se tornou a Chaos Studios, porém mudou novamente de nome para Blizzard Entertainment em 1994, depois de ser adquirida pela distribuidora Davidson & Associates, iniciando assim uma nova era na história da companhia.

Rock n' Roll Racing - game de corrida futurista era diversão garantida

Revolucionando o mundo

Neste ínterim, outros títulos foram lançados como The Death and Return of Superman e Blackthorne, mas sem a expressividade de Rock n' Roll Racing.

No entanto, a história da empresa e do universo dos games iria mudar para sempre em 23 de novembro de 1994, quando foi lançado o clássico e viciante Warcraft: Orcs & Humans, iniciando assim a batalha antológica entre humanos, orcs e outros seres.

Warcraft: Orcs & Humans inovou os jogos de estratégia em tempo real

Por ser um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real, e ambientado em um mundo de fantasia riquíssimo em detalhes (uma das especialidades da Blizzard), o título rapidamente se tornou um enorme sucesso, gerando uma sequência em 1995 chamada Warcraft II: Tides of Darkness e no ano seguinte a expansão Warcraft II: Beyond the Dark Portal.

Em 2002 o universo e a história de Azeroth e seus personagens foram expandidos com o lançamento de Warcraft III: Reign of Chaos, que trouxe novas mecânicas em três dimensões, conquistando assim antigos e novos fãs ao entrar em uma nova geração audiovisual com requintes cinematográficos.

Warcraft III trouxe várias inovações audiovisuais

Aventura Espacial

Após explorar o universo de fantasia medieval, em 1998 a Blizzard partiu em busca de novas aventuras em uma galáxia muito, muito distante, e desse desejo nasceu StarCraft, game que também segue o modelo de estratégia em tempo real, mas acompanhando a guerra entre três espécies galácticas: os adaptáveis Terrans, a consciência coletiva artrópode Zerg e os guerreiros humanóides com tecnologia psiônica Protoss.

StarCraft levou as batalhas estratégicas para o espaço

O jogo caiu como uma luva para os fãs de ficção científica e de jogos de estratégia com batalhas intensas, onde em um futuro distante os humanos (Terrans) exilados lutam pela sobrevivência nos confins da galáxia. Para quem não jogou a versão original pode agora experimentar a versão remasterizada, lançada em 2017.

A sequência, StarCraft II: Wings of Liberty, foi lançada com enorme sucesso em 2010 simultaneamente em vários países, incluindo o Brasil - foi o primeiro jogo localizado em português pela Blizzard.

Assim como o game anterior, StarCraft II foi aclamado pela crítica e público.

a vilã Kerrigan, a Rainha das Lâminas, em StarCraft II

As Forças do Inferno

Outro lançamento importante na história da Blizzard ocorreu em 1997 com a chegada do demônio Diablo aterrorizando a pacata cidade de Tristram e ambientado no mundo do Santuário, que serve de palco para a guerra entre anjos, demônios e mortais.

Diferente dos dois primeiros Warcraft, Diablo apostava no gênero RPG de ação com uma perspectiva isométrica, com o jogador podendo escolher entre três classes (Guerreiro, Arqueira e Feiticeiro) de seu herói para acabar com o mal que está assolando este mundo.

Diablo conquistou muitos fãs e está prestes a ganhar dois novos títulos

Assim como Warcraft, Diablo se tornou uma forte e reconhecida franquia na Blizzard e gerou mais duas sequências, a primeira lançada em 2000  e o terceiro título apenas em 2012 (após muita espera e expectativa dos fãs).

E como vocês já devem saber, Diablo IV foi anunciado em 2019 e atualmente segue em desenvolvimento, além de Diablo Immortal, título para dispositivos móveis também em desenvolvimento.

Lilith, a Filha do Ódio, será a principal vilã de Diablo IV

Títulos mais recentes

Apesar de vários títulos de sucesso, a Blizzard não se acomodou e partiu na criação de novas e criativas propriedades intelectuais, originando assim em 2014 o card game gratuito Hearthstone, onde os jogadores constroem decks de cards representados pelas classes e heróis da franquia Warcraft. Acompanhe mais informações do game e todas as novidades de Hearthstone no site Card na Manga.

Hearhtstone aposta nas batalhas de cards

Em 2015 foi a vez do gênero MOBA (multiplayer online battle arena) ser abordado por meio do título Heroes of the Storm, que oferece batalhas entre os jogadores com a presença dos heróis e personagens de outros jogos da Blizzard, como os da série Warcraft, Diablo e StarCraft.

Overwatch é o sucesso mais recente da Blizzard, lançado em 2016 e que tem como destaque a ação desenfreada dos jogos de tiro em primeira pessoa, ambientado em um universo futurístico e recheado de heróis com estilos e histórias únicas. O jogo também já tem uma sequência confirmada, que manterá um "ambiente multiplayer compartilhado" entre os dois títulos, entre outras novidades.

Overwatch é a mais recente IP de sucesso da Blizzard

E World of Warcraft?

Bom, se você acompanha A Pá Ladina certamente esse é um jogo que não precisa de muitas apresentações. Após três títulos de sucesso e da criação de um universo sólido, World of Warcraft explodiu em 2004 e hoje é um dos maiores títulos do mundo ainda na ativa e com milhões de jogadores, recebendo recentemente a sua oitava expansão, Shadowlands, que dá continuidade à história do game.

Por fim, lembramos que a Blizzard já está há mais de 10 anos atuando no Brasil, uma jornada que começou com o lançamento de StarCraft II: Wings of Liberty, iniciando assim um refinadíssimo trabalho de localização para os jogadores brasileiros, com a tradução de textos, legendas e dublagens profissionais.

Mais do que isso, os fãs brasileiros podem contar com lançamentos simultâneos com o resto do mundo, eventos especialmente criados para o nosso público, além de atividades e promoções exclusivas para o nosso país, isso sem falar da comunidade dos eSports que brilham em competições nacionais e internacionais.

Já são 30 anos de história da Blizzard e ainda há muitas novidades no horizonte para os fãs da empresa. Conte para nós na seção de comentários qual é a sua história ou momento mais marcante com a Blizzard.

Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Email: marcio.pacheco@cardnamanga.com.br . Twitter: @MarcioAPacheco