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Guia Completo de Ruínas de Ahn'Qiraj (WoW Clássico)

Confira nosso guia completo com tudo que precisa saber sobre as Ruínas de Ahn'Qiraj!

Introdução

Ruínas de Ahn'Qiraj, ou AQ20 como também é conhecida, é uma Raide que suporta até 20 jogadores e que possui um total de 6 Chefes, sendo 3 obrigatórios e 3 opcionais. Ela pode ser encontrada na parte sul de Silithus e sua entrada se encontra no lado direito do mapa, ou seja, ao atravessar o portão de Ahn'Qiraj siga para sua esquerda.

Nesta Raide, além de itens únicos e poderosos, você também irá receber bastante reputação com o Círculo Cenariano que será importante para conseguir comprar novas receitas para diversas profissões e conseguir trocar as Tokens adquiridas nos chefes por peças de conjuntos únicos específicos para cada classe.

Token Reputação Classes Chefes que dropam
Anel Cerimonial Qiraji
Honrado

Caçador, Sacerdote, Ladino e Bruxo

Todos
Anel Magistral Qiraji
Honrado Druida, Mago, Paladino, Xamã e Guerreiro Todos
Clâmide Marcial Qiraji
Reverenciado Mago, Sacerdote, LadinoGuerreiro

Korinnaxx

General Rajaxx

Buru, o Banqueteador

Ayamiss, o Caçador

Clâmide Régia Qiraji
Reverenciado Druida, Caçador, Paladino, XamãBruxo

Korinnaxx

General Rajaxx

Buru, o Banqueteador

Ayamiss, o Caçador

Punho Ornamentado Qiraji
Exaltado Druida, Mago, Sacerdote e Bruxo

Buru, o Banqueteador

Ayamiss, o Caçador

Moam

Ossirian, o Intocado

Punho de Pontas Qiraji
Exaltado CaçadorLadino, Paladino, Xamã e Guerreiro

Buru, o Banqueteador

Ayamiss, o Caçador

Moam

Ossirian, o Intocado

Novos Livros e Graus de Feitiços

Nos chefes das Ruínas de Ahn'Qiraj você também encontrará livros que ensinam novos graus de habilidades importantíssimas para todas as classes e estes livros possuem chance de drop de TODOS os chefes da instância. Listamos abaixo quais são estes livros para todas as classes:

Classe Livros
Druida

Livro de Toque de Cura XI

 Livro de Rejuvenescimento XI

 Livro de Fogo Estelar VII

Caçador

Guia: Aspecto do Falcão VII

 Guia: Tiro Múltiplo V

 Guia: Picada de Serpente IX

Mago

Tomo de Mísseis Arcanos VIII

 Tomo de Bola de Fogo XII

 Tomo de Seta de Gelo XI

Sacerdote

Códice de Cura Maior V

Códice de Prece de Cura V

 Códice de Renovar IX

Ladino

Guia da Punhalada pelas Costas IX

 Guia de Veneno Mortal V

 Guia de Finta V

Bruxo

Grimório de Corrupção VII

 Grimório de Imolação VIII

 Grimório de Seta Sombria X

Guerreiro

Manual de Grito de Batalha VII

 Manual de Golpe Heroico IX

 Manual de Revanche VI

Paladino

Incunábulo: Bênção do Poder VII

 Incunábulo: Bênção da Sabedoria VI

 Incunábulo: Luz Sagrada IX

Xamã

Tabuleta de Totem da Graça do Ar III

 Tabuleta de Onda Curativa X

 Tabuleta de Totem da Força da Terra V

Chefes

Korinnaxx

Korinnaxx é um chefe que demanda uma bastante mobilidade e atenção dos jogadores, isso porque ele possui uma habilidade chamada Armadilha de Areia que cria bolhas de areia próximas a alguns jogadores e eles devem se afastar antes que ela exploda. Se eles falharem nisso, além de sofrer muito dano, sua chance de acerto diminui em 75% e ficam silenciados por 20 segundos. Sua segunda habilidade aplica um debuff no jogador que estiver com a maior quantidade de Ameaça (Tanque) e faz com que toda Cura que ele receber seja reduzida em 10%, sendo que esse debuff acumula ilimitadamente cada vez que for reaplicado e por isso é importante que um Tanque secundário utilize uma habilidade de Provocar no Korinnaxx quando o Tanque principal estiver com 4 ou mais deste debuff acumulado.

Por fim, quando o Korinnaxx chegar a 30% de vida ele irá entrar num estado Enfurecido em que ele irá causar uma quantidade muito maior de dano e por isso, os Curandeiros precisam estar atentos para manter os Tanques vivos até o Korinnaxx ser derrotado.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance
Adaga Sacrifical Qiraji

Adaga

Uma Mão

+15 Vigor

+20 Poder de Ataque

4%
Vestimenta das Areias Cambiantes

Tecido

Torso

+14 Intelecto, +20 Vigor, +8 Espírito

+32 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

4%
Cinto da Inquisição

Tecido

Cintura

+15 Intelecto, +14 Vigor

+24 Cura Mágica, +4 Mana a cada 5 segundos

11%
Cinto do Aniquilador Arenoso

Placas

Cintura

+17 Força, +18 Vigor

+5 Defesa

12%
Munhequeiras do Aniquilador Arenoso

Malha

Pulsos

+16 Agilidade, +7 Intelecto, +11 Vigor 11%
Luvas de Casca Silitídea Reforçada

Couro

Mãos

+11 Força, +15 Agilidade, +18 Vigor 11%

General Rajaxx

Antes de enfrentar este chefe, você enfrentará 7 ondas de inimigos que irã vir automaticamente a cada 3 minutos. Para começar o evento você precisa falar com o Tenente-general Andorov, pois ele e seus 4 Kaldorei de Elite irão ajudar durante todo o combate concedendo 10% de velocidade de ataque/conjurar e curando 200 de vida a cada 3 segundos. Quando as ondas começarem, foquem em matar primeiro Zanguarda Agulheira, depois Guerreiro Qiraji e por último o Capitão/Major/Coronel. Lembrem-se que Zanguardas e Guerreiro sofrem efeitos de controle como Polimorfia e Medo.

Assim que derrotar a última onda, o General Rajaxx irá vir para o combate e ele possui um única habilidade importante: Colisão Trovejante. Esta habilidade tira metade da vida de todos os jogadores e lançam eles para longe, ao mesmo tempo que remove toda a Ameaça e é por isso que todos precisam ficar de costas para uma parede próxima, assim não irá ser lançado para muito longe. O mínimo de dano que a Colisão Trovejante causa é 100, então os Curandeiros precisam manter todos os jogadores sempre com vida acima de 100.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance

A Degola-homens Qiraji

Espada

Duas Mãos

+35 Força, +15 Agilidade, +20 Vigor

8%

Botas da Vanguarda

Couro

Pés

+26 Agilidade, +11 Vigor

8%

Botas do General Qiraji

Malha

Pés

+22 Força, +22 Agilidade, +11 Vigor

10%

Braçadeiras do Comando Qiraji

Tecido

Pulsos

+13 Intelecto, +12 Vigor

+4 Mana a cada 5 segundos

15%

Coxotes do Comando Qiraji

Placas

Pernas

+20 Força, +13 Vigor

+2% Chance de Acerto Crítico

15%

Cinturão do Vento Sul

Couro

Cintura

+13 Intelecto, +11 Vigor

+16 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

19%

Buru, o Banqueteador

Esta luta é bem simples, basta seguir passo a passo as instruções abaixo que você irá evitar qualquer problema:

  • Primeiro passo: Causa dano a pelo menos 3 dos ovos no chão, deixando-os apenas com 10% de vida.
  • Segundo passo: Puxe Buru, o Banqueteador e ele irá começar a seguir lentamente um membro da sua Raide, este membro precisa levá-lo até um dos ovos com pouca vida. Assim que o chefe estiver bem próximo, destrua o ovo pois isso irá causar 7% de dano a ele(Esta é a única maneira de causar dano a ele nesta fase da luta) e deixa-lo atordoado por alguns segundos.
  • Terceiro passo: Buru irá escolher outro membro da sua Raide(Há chance do mesmo ser escolhido) e novamente irá seguí-lo lentamente, repita o segundo passo até que ele chegue a 20% do seu total de pontos de vida. Assim que isso acontecer, sua carapaça irá explodir expondo seu cérebro e finalmente ele poderá receber dano dos jogadores. Tanque-o normalmente e cause dano até derrotá-lo.

Nota importante: Assim que sua carapaça explodir ele começará a aplicar uma Praga Gradativa em todos os membros da Raide que começa causando 80 de dano e dobra a cada 3 segundos (80, 160, 320, 640 etc) e é por isso que os Curandeiros irão precisar utilizar o máximo de curas em área ao mesmo tempo que precisam derrotar Buru o mais rápido possível. Provavelmente em 30 segundos toda a Raide estará morta se não derrotá-lo.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance

Fragmento do Crânio de Buru

Escudo

Mão Secundária

+11 Força, +20 Vigor

+6 Defesa

7%

Luvas do Enxame

Placas

Mãos

+11 Força, +10 Agilidade, +18 Intelecto, +18 Vigor

+12 Cura e Dano Mágico

1.7%

Manoplas em Escamas Viscosas

Malha

Mãos

+6 Força, +18 Vigor, +18 Intelecto

+12 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

5%

Fetiche de Espinhos Quitinosos


Berloque

Uso: Aguilhões crescem em você, causando 25 de dano de Natureza aos atacantes que acertarem ataques. Dura 30 segundos. (3 Min Recarga)

18%

Pisantes de Visgo

Placas

Pés

+18 Força, +12 Agilidade, +12 Vigor

+1% Chance de Acerto

18%

Braçadeiras em Escamas do Engolidor

Couro

Pulsos

+10 Força, +15 Agilidade, +8 Vigor

15%
Galochas da Areia Movediça

Tecido

Pés

+14 Intelecto, +14 Vigor, +11 Espírito

+16 Cura e Dano Mágico

15%

Moam

Moam é mais um chefes que possui duas fases, porém sua segunda fase pode ser pulada sua Raide possuir dano suficiente para derrotá-lo em menos de 90 segundos, o que não é algo muito difícil. Primeiro vamos falar da fase 1, nesta fase ele irá apenas drenar Mana de 6 jogadores aleatórios, drenando 500 e recuperando 1000 de Mana para cada um deles. Ele começa om 0 de Mana e, ao encher toda ela, ele irá utilizar Explosão Arcana que causa 3000 de dano Arcano e lança todos os jogadores para cima, causando um dano adicional de queda. Caçadores, Bruxos e Sacerdotes devem utilizar suas respectivas habilidades que removem Mana para atrasar ao máximo o Moam de encher sua Mana completamente e os jogadores devem focar em tentar derrotá-lo o mais rápido possível, impedindo assim uma possível Explosão Arcana.

Se em 90 segundos o Moam não tiver sido derrotado, ele irá evocar 3 Manalévolos, elementais que lançam Explosão Arcana que causa bastante dano e Contrafeitiço que dura 12 segundos e por isso devem ser destruídos o mais rápido possível. Além disso, Moam irá se transformar em pedra e não sofrerá nenhum dano ou efeito ofensivo enquanto os elementais não forem destruídos. Isso irá se repetir a cada 90 segundos enquanto Moam ainda estiver vivo.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance

Turbante Sopravento

Tecido

Cabeça

+29 Intelecto, +18 Vigor, +15 Espírito

+31 Cura Mágica, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

5%

Manoplas do Impassível

Placas

Mãos

+15 Força, +18 Vigor

+1% Chance de Aparar, +5 Defesa

8%

Garra da Concentração Furiosa

Mão Secundária

+21 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

7%

Couraça Silitídea Grossa


Couro

Torso

+15 Força, +21 Agilidade, +30 Vigor

+5 Resistência a Arcano/Fogo/Natureza/Gelo/Sombra

4%

Guarda-ombros Quitinosos

Couro

Ombros

+11 Força, +25 Agilidade, +7 Vigor

17%

Manto do Salvador

Costas

+11 Intelecto, +10 Vigor, +10 Espírito

+22 Cura Mágica

13%
Olho de Moam

Berloque

Uso: Aumenta em até 50 o dano causado por feitiços e efeitos mágicos e reduz em 100 a resistência mágica dos seus alvos por 30 segundos. (3 Min Recarga)

14%
Manoplas do Vento Sul

Couro

Mãos

+13 Intelecto, +11 Vigor

+25 Cura e Dano Mágico

12%
Coxotes do Destruidor

Placas

Pernas

+19 Força, +10 Agilidade, +18 Intelecto, +18 Vigor

+12 Cura e Dano Mágico

10%
Dragonas de Maz'Nadir

Tecido

Ombros

+15 Intelecto, +11 Vigor, +7 Espírito

+21 Cura e Dano Mágico

13%
Perneiras em Escamas Obsidianas

Malha

Pernas

+16 Força, +10 Agilidade, +18 Intelecto, +18 Vigor

+19 Cura e Dano Mágico

7%
Anel da Fúria

Dedo

+9 Vigor

+30 Poder de Ataque, +1% Chance de Acerto

11%
Elmo do Vento Sul

Couro

Cabeça

+21 Força, +24 Agilidade, +14 Vigor

+1% Chance de Acerto

17%
Instruções: Garra Negra do Destruidor

-

Uso: Ensina a fazer Garra Negra do Destruidor.

13%

Ayamiss, o Caçador

A luta irá se dividir em duas fase, onde a primeira Ayamiss estará voando e só poderá se atacado a distância e na segunda fase ele irá descer, possibilitando ataques corpo a corpo. Durante a primeira fase, um personagem que ataca de longe irá ser o "Tanque" do Ayamiss, de preferência um Caçador por possuírem Fingir de Morto, onde este personagem irá ser alvo da sua habilidade Aguilhoador Venenoso, um veneno que acumula até 100 vezes e não pode ser removido com feitiços ou totens. Por conta desta habilidade do Ayamiss que provavelmente será necessário que aconteça uma troca de "Tanques" durante a primeira fase, pois esse veneno acumula muito rapidamente e isso torna muito difícil para os Curandeiros manterem aquele aliado vivo. Esta habilidade só será utilizada por ele na fase 1 que termina assim que o Ayamiss chega em 70% de vida e então ele desce.

Porém, existem duas habilidades do Ayamiss que ele irá utilizar durante todo o combate, na primeira e na segunda fase. A primeiro é apenas um dano em área que causa 1000 de dano a todos os membros da Raide a cada 30 segundos, o que não é nada preocupante. Como segunda habilidade, Ayamiss irá transportar um jogador aleatório para cima do templo e paralizá-lo por 10 segundos, pois será o tempo necessário para uma Larva surgir, se arrastar até aquele jogador paralizado e matá-lo, evocando assim uma Vespa elite bem chata de lidar. É por esse motivos que a Larva deve ser destruída imediatamente para evitar que isso aconteça. Em adicional, um enxame de Vespas irá surgir e também devem ser destruídas imediatamente, pois elas causam bastante dano mas possuem pouquíssima vida.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance

Arco do Tendão Estirado

Arco

Longo Alcance

+8 Resistência a Natureza

+22 Poder de Ataque

9%

Manoplas do Impassível

Placas

Mãos

+15 Força, +18 Vigor

+1% Chance de Aparar, +5 Defesa

4%

Aguilhão de Ayamiss

Maça

Mão Principal

+7 Intelecto, +9 Vigor

+36 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

5%

Botas do Protetor do Deserto


Placas

Pés

+14 Força, +14 Intelecto, +14 Vigor

+4 Mana a cada 5 segundos

7%

Elmo do Recrescimento

Couro

Cabeça

+28 Intelecto, +18 Vigor, +10 Espírito

+22 Cura Mágica

17%

Anel dos Ventos do Deserto

Dedo

+9 Intelecto

+9 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços, +4 Mana a cada 5 segundos

11%
Manoplas do Silitídeo em Escamas

Malha

Mãos

+18 Agilidade, +8 Intelecto, +18 Vigor, +7 Espírito

18%

Ossirian, o Intocado

Ossirian é sem dúvidas o chefe mais complicado em Ruínas de Ahn'Qiraj e não é por menos que é o último. Apesar deste chefe não possuir diversas fases, existem diversas coisas que os jogadores precisam estar atentos durante a luta. Primeiro vamos explicar o que é preciso para derrotá-lo: Espalhados por sua sala estarão cristais enorme que os jogadores irão clicar quando o Ossirian estiver perto para remover uma aura dele que aumenta 300% seu dano e deixá-lo vulnerável a uma escola de magia (100% a menos de resistência e sofre 100% a mais de dano mágico) por 45 segundos. Por isso, serão preciso jogadores para ficarem andando em montaria por toda a sala procurando por esses cristais e comunicando ao restante do grupo onde eles estão, assim o tanque irá ir levando o Ossirian de cristal em cristal para nunca deixá-lo ativar de volta sua aura que aumenta em 300% seu dano. Ossirian possui as seguintes habilidades:

  • Ventos Envolventes - Esta habilidade Atordoa por 10 segundos o jogador que estiver com mais Ameaça no Ossirian, ou seja, o Tanque principal e é por isso que será necessário ter um Tanque secundário que esteja com bastante Ameaça para segurá-lo e impedir que ele avance nos outros membros da Raide. Qualquer dano quebra o efeito desta habilidade.
  • Pisada de Guerra - Uma habilidade em área que causa 1500 de dano a todos os personagens próximos ao Ossirian e lançam eles para longe. 
  • Maldição de Línguas - Esta maldição será lançada em personagens aleatórios nos arredoras do Ossirian e aumentará em 75% o tempo para lançar feitiços. Como é uma maldição, este debuff pode ser imediatamente removido por Druidas e Magos.

Por último, durante toda a luta irão surgir tornados gigantes em alguns lugares da sua sala, os jogadores também precisam prestar bastante atenção para não serem pegos por eles, pois ele irão causar dano, deixá-los incapacitados por 8 segundos e perderão toda sua Ameaça. Tornados podem ser rastreados por Caçadores com a habilidade de Rastrear Elementais.

Abaixos listamos os itens que podem cair deste chefe:

Nome Tipo Atributos Chance

Braçadeiras da Brutalidade

Placas

Pulsos

+21 Força, +12 Agilidade, +9 Vigor

9%

Besta da Ruína Iminente

Besta

Longo Alcance

+5 Força, +7 Agilidade, +5 Vigor

+1% Chance de Acerto

5%

Manoplas da Vida Nova


Couro

Mãos

+11 Força, +20 Intelecto, +19 Vigor

+26 Cura Mágica, +4 Mana a cada 5 segundos

10%

Luvas da Sabedoria Negra

Tecido

Mãos

+20 Intelecto, +19 Vigor

+35 Cura Mágica, +5 Mana a cada 5 segundos

13%

Elmo da Dominação

Placas

Cabeça

+21 Força, +12 Agilidade, +28 Vigor

+7 Defesa, +1% Chance de Aparar

10%
Perneiras da Nevasca Negra

Tecido

Pernas

+16 Intelecto, +14 Vigor, +8 Espírito

+41 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

8%
Dragonas dos Horusath 

Placas

Ombros

+12 Força, +20 Intelecto, +19 Vigor

+14 Cura e Dano Mágico

4%
Cinturão de Ossirian

Malha

Cintura

+20 Força, +10 Intelecto, +19 Vigor

+1% Chance de Acerto Crítico, +1% Chance de Acerto

10%
Omoplatas de Pedra Rúnica

Malha

Ombros

+12 Força, +20 Intelecto, +19 Vigor

+14 Cura e Dano Mágico

5%
Manto da Tempestade de Areia

Costas

+12 Força, +12 Vigor

+6 Defesa, +1% Chance de Esquivar

13%
Martelo Polido com Areia

Maça

Uma Mão

+9 Vigor

+20 Poder de Ataque, +1% Chance de Acerto Crítico

5%
Grilhões do Imaculado

Tecido

Pulsos

+12 Intelecto, +9 Vigor

+21 Cura e Dano Mágico, Reduz em 10 resistências mágicas do alvo

13%
Cajado das Ruínas

Cajado

Duas Mãos

+23 Intelecto, +24 Vigor, +14 Espírito

+60 Cura e Dano Mágico, +1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços, +1% Chance de Acerto com Feitiços

6%

Cabeça de Ossirian, o Intocado

O Ossirian sempre irá dropar item, porém apenas um jogador poderá ganhá-lo. Este item é utilizado para completar a missão A queda de Ossirian que irá conceder 200 de reputação com o Círculo Cenariano e Prole de Nozdormu e apresentará três opções de Berloques como recompensa, são eles:

Patuá das Areias Cambiantes (Dano Mágico)

Gargantilha das Areias Cambiantes (Poder de Ataque)

Pingente das Areias Cambiantes (Defesa)

Amuleto das Areias Cambiantes (Cura e Regeneração de Mana)


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsPlatinumWoW e Blood Fury.

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Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG