A Pá Ladina

Versão Beta
Close

O processo criativo na criação de áreas e masmorras de Shadowlands

Em entrevista, Steve Danuser comenta sobre a criação de áreas e masmorras de Shadowlands.

Na coletiva de World of Warcraft que participamos recentemente (que teve as participações de diversos veículos de imprensa), uma pergunta do Thomas Schulze (do Voxel) foi bem interessante, sobre a criação de áreas de Shadowlands do ponto de vida de design. A pergunta foi respondida por Steve Danuser, onde a expansão Shadowlands foi praticamente uma "página em branco". Como não tiveram oportunidade de mostrar o reino do pós-vida antes, isso permitiu expandir essa parte e dar a ele um significado. Saiba mais:

A zona nova do Rincão do Exílio, especialmente do ponto de vista de design, é um ótimo exemplo de como apresentar o jogo e as mecânicas e fez com que a experiência no WoW ficasse mais moderno que nunca. Como foi esse processo criativo para a criação de áreas e Masmorras para Shadowlands?

Cada expansão é uma oportunidade de contar histórias novas e conhecer lugares novos. Essa especialmente era uma página em branco, já que não tivemos a oportunidade de mostrar o reino da morte antes. As pessoas falavam sobre Shadowlands, mas não existia uma história contada a respeito. Isso nos permitiu expandir esse setor do mapa cosmológico e dar a ele um significado. Isso nos ajudou a identificar o que cada zona deveria ser, a gente sabia que queria contar histórias tematicamente conectadas, mas visualmente bem distintas. Nós sempre começamos com temas bem abrangentes até chegarmos a um visual que nos agrada. Daí as localidades começam a tomar forma e em seguida surgem as idéias para as masmorras. e raides. É um processo bem orgânico em que criamos primeiro o mundo e dele derivam os personagens, os arcos, quest e masmorras que fazem a expansão ganhar vida.

Bem interessante saber que a partir de Shadowlands podem surgir muitas coisas relacioonadas, e talvez até mesmo novas áreas em futuras expansões. Por ser uma "dimensão diferente" e do tempo correr de maneira diferente por lá, então muita coisa pode ter acontecido e que não veio à tona na lore recente, abrindo diversas opossibilidades.

Também vale a pena conferir esta outra matéria da Voxel sobre a lore de Revendreth. A área é uma das 4 de Shadowlands, com uma temática e design bem interessantes (além de ter um dos 4 Pactos das Terras Sombrias).


Veja Também

- Dica para Shadowlands: Confira o Servidor de Discord para a sua classe!
- Como obter o mascote Peludonna
- Leveling em Shadowlands
- Veja um bom local para farmar Couro no Bastião com o Coja
- Conheça a Escolinha de PvP! Nesse vídeo você aprende sobre Key Binds
- Sequência de mapas para upar seu personagem em Shadowlands

World of Warcraft: Shadowlands está disponível, com novo cap de níveis, mais masmorras e raides (que chegam posteriormente durante a expansão), a torre Tanathor e diversas outras novidades que chegaram um pouco antes no pré-patch: o novo sistema de nivelamento, adições de muitas customizações visuais para os personagens, mais espaço nos estábulos de caçadores, mais flexibilidade de transmog das Armas-Artefato de Legion, o Rincão do Exílio (uma nova experiência inicial), entre outras adições.

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online (do antigo UOL Jogos), e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino