A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Abençoe seus Irmãos, Amaldiçoe os Pecadores: Conheça o Sacerdote

Saiba mais sobre a classe Sacerdote em World of Warcraft.

No início, havia apenas a Luz e a Sombra. Um conceito que é um pilar diversas religiões, ambas reais e em obras de ficção, como é o caso em World of Warcraft… Ao menos na superfície.

Porque a Luz em WoW, a mesma Luz, é louvada por diferentes religiões, que a tratam às suas próprias maneiras e são atribuídas a seres e forças distintas. Todavia, a Luz não parece ligar para isso, brilhando em todos os povos desde que algumas diretrizes sejam obedecidas.

Eu diria que estes conjuntos de regras divinas são morais, mas como veremos mais à frente, esta palavra não parece ser a mais exata uma vez que a moral depende de perspectiva. Sua origem e exigencias são assunto de debate tanto dentre personagens quanto fãs, mas me sinto seguro em dizer que as ordens sacras para a manifestação da Luz são duas: devoção e a plena confiança de que você vai utilizá-la para o bem. São estes os dois fatores inerentes a todos os Sacerdotes. É o que lhes permitem conjurar o mais puro brilho dos céus, seja para curar os ferimentos de aliados e até trazê-los de volta à vida, seja para queimar os que ameaçam o VOCÊ, como Sacerdote, julga ser o correto.

Em outras palavras, a Luz não é nada além de um elemento a ser moldado, tal qual xamãs fazem com a natureza e os magos com a energia arcana. Se ela é utilizada para o Bem ou Mau, só depende se você é o conjurador ou quem está levando uma rajada de Luz flamejante nos zóios.

Apesar de que existem meios mais otimizados para um Sacerdote inflingir dor e, bem, dano, em seus opositores. A Luz é uma matéria pura, de proteção, que utiliza como base as emoções do usuário. Muito diferente da Sombra.

Se existe pouco desenvolvimento científico sobre a Luz, sobre a Sombra há menos ainda, pois é muito difícil para seres cientes compreenderam um elemento que aparentemente é puramente mental – possivelmente o oposto da Luz. Muitos dos que tentam mergulham em loucura.

A Luz, porém, parece não se importar que seus adeptos deêm uma espiadinha no que há no outro lado, e portanto muitos Sacerdotes se tornam praticantes da manipulação das Sombras. Quanto mais forte a Luz, maior é a Sombra, e é com neste sentimento que estes heróis se apoiam para conseguir transformar seus corpos em pura energia das Trevas para tocar o terror e depois voltar à sua vida regrada de flores e pureza normalmente.

Tabela Sacerdote World of Warcraft - 10-07
Tabela Sacerdote World of Warcraft - 10-07

Cara, Benção; Coroa, Maldição

Se você gosta de dar suporte para sua equipe e você curte essa “vibe sacro-sancta”, o Sacerdote pode ser sua melhor opção pois ela é a única classe que oferece DUAS especializações em cura: Sagrado e Disciplina!

O caminho Sagrado é absolutamente focado em fechar os ferimentos de seus aliados, e ele possui inúmeros métodos para fazer isto de maneira apropriada para cada situação. O Sacerdote pode manter uma Luz constantemente curando o tanque de seu grupo, assim como criar um orbe de Luz que pula dentre cada membro da equipe para mantê-los seguros quando a briga sai do controle.

Você precisa estar sempre pronto para conjurar seus feitiços de forma institiva, no entanto, pois o foco do Sagrado é fechar feridas. O da Disciplina é impedir que elas aconteçam.

Um Sacerdote de Disciplina é um especialista em abençoar os membros de seu grupo para protegê-los do perigo, manifestando a Luz mais como um escudo celestial do que como uma fonte de cura – apesar deles poderem fazer isso também. Assim como dar causar uma quantidaade de dano significativa, tudo ao mesmo tempo. Como pode estar parecendo, seguir por este rumo pode não ser fácil e requer bastante prática para que o manuseiador não se perca em suas tarefas e acabe não realizando nenhuma tão bem quanto deveria. Digamos que o caminho da Disciplina exige, bem, disciplina.

Já sua terceira via, a Sombra, é exatamente o que você está imaginando. Ela permite o Sacerdote brincar com as energias das Trevas (que nem ele mesmo consegue compreender) para causar a maior agonia possível nos seus desafetos. Estes ataques podem ser sim impactos causados por grandes conjurações de energia Sombria, mas boa parte é caracterizado pelo aspecto mental inerente à ela. Através dela o Sacerdote molda a mente dos inimigos, causando aflição psicológica e loucura tão terrível que Neusaldina alguma conseguiria acalmá-lo. E estes efeitos são de longo prazo – em outras palavras, são maldições que dão um pouquinho de dano porém de forma contínua por bastante tempo. Um bom Sacerdote das Sombras é aquele que consegue aflingir vários oponentes ao mesmo tempo, deteriorando suas forças todas de uma só vez, pouco a pouco.

Sally Cristalba
Sally Cristalba

Uma Sacerdotiza Exemplar: Sally Cristalba

Para deixar claro como a Luz em World of Warcraft é uma força manipulável por todos, seja o Sacerdote obviamente uma pessoa boa ou ruim de acordo com o bom senso, acho que nossa amiga Sally é um excelente exemplo.

Sua crueldade é injustificável, mas compreensível. Quando jovem, a pequena Cristalba assistiu sua família ser dizimada pelas forças mortas-vivas do Flagelo. Mais do que isso. Ela viu seus entes queridos se transformarem em zumbis insanos e foi obrigada a aniquilá-los com suas próprias mãos.

Isso deixou a coitada completamente batatinha da cabeça.

Ela se refugiou no Monastério Escarlate, se tornando uma Sacerdotiza poderosíssima e subindo na hierarquia da organização. O Monastério se moldou em uma base de perseguição à todos os mortos-vivos… E a todos que eles julgassem ter perdido sua espiritualidade. Todos que não fossem Cruzados Escarlate poderiam se tornar alvos e parar em suas terríveis câmaras de tortura.

Mas a Luz jamais os abandonou. Eles tinham fé. Eles acreditavam de coração que estavam sendo justos. Para a Luz, isto basta.

Ironicamente, Cristalba é morta pelas mãos dos jogadores, mas recentemente se levantou mais uma vez como uma morta-viva. Ô dó.

Fontes utilizadas no artigo: Site OficialWowheadIcy Veins.

Amantes de World of Warcraft