A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Guerreiro (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Guerreiro no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

Guerreiros são os mestres das Armas e do combate corpo a corpo, tanto ofensivamente como defensivamente. Por esse motivo é uma das classes mais populares em World of Warcraft: Clássico e isso é fácil de entender quando vemos o quão flexível é a classe em termos de jogar ofensivamente e defensivamente a depender da situação. Um jogador só realmente mestra esta classe quando ele consegue fazer as duas funções sempre que necessário, além também de um meio termo entre as duas. Para isso, ele irá precisar aprender não só a escolher a Postura certa para cada combate, mas também aprender a mudar de Postura durante o combate se assim for necessário.

Sobre upar um Guerreiro, esta é a classe mais difícil dentre todas pelo fato dela não possui nenhuma maneira fácil de se curar e por ser extremamente dependente de equipamentos fortes para conseguir causar e mitigar dano. O Guerreiro é uma das classes mais aconselhadas para upar em grupo de todas, principalmente em dupla com alguma classe Curandeira.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Humano

- Aumento de 10% nos ganhos de reputação

- Perícia com Espadas e Espadas de Duas Mãos aumentada em 5

- Perícia com Maças e Maças de Duas Mãos aumentada em 5

- Aumento de 5% de Espírito

- Possui Percepção que melhora a detecção de furtividade por 20 segundos

Aliança

Gnomo

- Perícia Engenharia aumentada em 15

- Aumento de 5% de Inteligência

- Resistência ao Arcano aumentada em 10

- Possui Artista da Fuga que escapa de qualquer efeito de imobilização ou redutor de velocidade de movimento quando ativada

Aliança
Elfo Noturno

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Transforma-se num Fogo-fátuo ao morrer, aumentando sua velocidade em 50%

- Chance de Esquiva aumentada em 1%

- Possui a habilidade Fusão Sombria que o torna invisível enquanto não se mover ou ser cancelado

Aliança
Anão

- Perícia em Armas de Fogo aumentada em 5

- Resistência ao Gelo aumentada em 10

- Rastreia Tesouros fazendo-os aparecer no minimapa

- Possui Forma de Pedra que concede imunidade a Sangramento, Veneno e Doença e aumenta Armadura em 10% por 8 segundos

Horda
Orc

- Perícia com Machados e Machados de Duas Mãos aumentada em 5

- Dano causado por ajudantes de Caçador e Bruxo aumentado em 5%

- Chance de resistir Atordoamento aumentada em 25%

- Possui Fúria Sangrenta que aumenta 25% do Poder de Ataque Corpo a Corpo por 15 segundos e reduz 50% dos efeitos de cura em si mesmo por 25 segundos

Horda
Tauren

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Perícia em Herborismo aumentada em 10

- Total de pontos de vida aumentado em 5%

- Possui a habilidade Pisada de Guerra que atordoa até 5 inimigos à sua volta por 2 segundos

Horda

Morto-vivo

- Fôlego debaixo d'água dura 300% mais tempo

- Resistência à Sombra aumentada em 10

- Possui Canibalizar que, quando ativado, gera 7% do total de pontos de vida a cada 2s por 10s ao consumir o cadáver de um humanoide ou morto-vivo

- Possui Determinação dos Renegados que concede imunidade a efeitos de Encantamento, Medo e Sono por 5 segundos

Horda

Troll

- Perícia com Arcos aumentada em 5

- Perícia com Armas de Arremesso aumentada em 5

- Dano causado contra feras aumentado em 5%

- Regeneração de vida aumentada em 10%. 10% dos seus pontos de vida continuam regenerando em combate

- Possui Berserk que aumenta de 10% a 30% sua velocidade de ataque e de conjurar a depender do quão ferido estiver quando ativá-lo. Dura 10 segundos

Posturas

Nesta versão do jogo, o Guerreiro possui três Posturas que ele podem ser utilizadas a qualquer momento, porém esse processo consumirá uma quantidade considerável da Raiva que possuir no momento. Alguns talentos diminuem este efeito negativo e isso será bem importante para possibilitar a chamada Dança de Posturas (Stance Dance), que consistem em mudar de uma Postura para outra apenas para utilizar uma ou duas habilidades e voltar novamente para a Postura inicial. Detalhamos abaixo quais são essas três Posturas e como cada uma funciona.

Postura de Batalha (Nível 1)

Esta é a Postura que o Guerreiro começa e ela não possui nenhuma vantagem ou desvantagem, é a Postura neutra. Apesar disso, existem algumas habilidades que só poderão ser utilizadas quando estiver nesta Postura e que são extremamente poderosas e importantes.

Postura de Defesa (Nível 10)

Ao alcançar o nível 10 você irá completar uma série de Missões que irão habilitar esta Postura que faz com o Guerreiro sofra 10% a menos de dano, porém cause 10% a menos de dano e sua geração de Ameaça a inimigos seja aumentada. Nela também é possível utilizar diversas habilidades que geram uma quantidade absurda de Ameaça aos inimigos e os obrigam a atacá-lo, fazendo essa a Postura perfeita para Tanques.

Postura de Berserker (Nível 30)

Já a Postura de Berserker só é habilitada no nível 30, também através de uma série de Missões, e ela o torna um Guerreiro muito mais imprudente, pois ela aumenta em 3% sua chance de acerto crítico porém ele passa a sofrer 10% a mais de dano dos inimigos. É a melhor Postura para aumentar ao máximo seu Dano por Segundo, porém ela vem com custo. Não apenas isso, mas também são habilitadas novas habilidades de dano tanto com um único alvo como em área.

Árvore de Talentos

Armas

Como seu nome já sugere, esta árvore possui alguns talentos que especializam o Guerreiro em certos tipos de Armas, porém esse não é a única função dela. Os talentos Proficiência Tática e Controle de Raiva fazem algo extremamente importante para o Guerreiro, pois eles conseguem manter bastante Raiva ao trocar de Postura e também diminuem e muito a velocidade com que ele começa a perder Raiva. Golpe a Esmo e Golpe Mortal são duas novas habilidades aprendidas nesta árvore, sendo que a primeira faz com que seus próximos 5 ataques causam dano a mais um inimigo que esteja próximo e o segundo causa um dano somado ao dano da sua arma e reduz em 50% qualquer cura que o alvo receber por 10 segundos.

Fúria

Fúria é a árvore de talentos que mais dá suporte para Guerreiro agressivos em Postura de Berserker, isso porque a maior parte de seus talentos aumentam o dano e a chance de acerto crítico de seus ataques e habilidades. Além disso, esta árvore traz uma nova habilidade de dano muito importante para Guerreiros de Fúria, a Sede de Sangue, que causa 45% do seu total de Poder de Ataque a um inimigo e recupera um pouco de vida por 8 segundos. Mas provavelmente o talento mais importante dessa árvore é Ímpeto que faz com que, sempre que você acertar um golpe crítico, a velocidade do seus 3 próximos ataques seja aumentada em 30% e isso explica o porque de empunhar uma Arma em cada mão ser extremamente recomendado para esse tipo de Guerreiro.

Proteção

Outro nome auto-explicativo para esta árvore de talentos, seu foco é basicamente em aumentar a resistência do Guerreiro a dano e sua chance de bloquear ataques.  Além disso, alguns dos seus talentos diminuem o custo de habilidades e aumentam a Ameaça gerada pela Guerreiro, algo de extrema importância para Tanques em Raides. A nova habilidade mais importante que o Guerreiro aprende nesta árvore é Último Recurso, pois ela aumenta em 30% o máximo de pontos de vida dele por 30 segundos, o que é super importante contra alguns Chefes que causam um dano muito alto em apenas um ataque.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

1 Força = 2 Poder de Ataque

Agilidade

20 Agilidade = 1% Chance de Acerto Crítico

20 Agilidade = 1% Esquiva

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

Aumenta a velocidade em que upa perícias com Armas

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Guerreiro

Como mencionamos anteriormente, o Guerreiro é a classe mais difícil de upar e sem dúvidas, é uma jornada e tanto até o nível máximo se você pretender, em sua maior parte, jogar sozinho. Recomenda-se bastante upar o Guerreiro em grupo fazendo Masmorras e completando Missões principalmente com um Curandeiro, assim você diminui bastante ou até torna nulo seu tempo sentado recuperando seus pontos de vida. Além disso, listamos abaixos algumas dicas bem importantes para melhorar ainda mais sua qualidade de vida enquanto upa e diminuir o tempo que leva para derrotar inimigos e completar Missões.

Dicas

A dica mais importante para todos que queiram melhorar ao máximo sua experiência upando um Guerreiro é simplesmente aprender a utilizar da maneira mais funcional suas habilidades e sua Raiva, mas como assim? Basta você ter uma ideia da quantidade de pontos de vida dos seus inimigos e da quantidade de dano que cada habilidade sua causa, assim você pode descobrir uma sequência diferente de golpes para finalizar seu inimigo utilizando o mínimo possível de Raiva. Tente causar o mínimo de dano desnecessário para derrotá-los.

Utilize Armas de Duas Mãos para upar e busque sempre alguma do tipo em que você possuir mais Perícia (Exemplo: Orcs buscam Machados e Humanos, Espadas ou Maças). Além disso, Armas muito lentas tendem a possuir um dano base mais alto e serão mais fáceis de utilizar suas habilidades juntas ao seu ataque automático. A Missão de Guerreiro do nível 30 não só habilita a Postura de Berserker como também recompensa com uma poderosa Arma de Duas Mãos à sua escolha (Machado, Espada ou Maça) e por isso é de extrema importância completá-la imediatamente.

Tente procurar Missões em áreas que os inimigos sejam 1 ou 2 níveis abaixo do seu, assim você diminui sua chance de errar ataques e acelerar a velocidade que os derrotas e consequentemente completa sua Missões. Apesar disso, se você está sempre com 100% dos seus pontos de vida, você está fazendo algo errado. Force seu personagem ao máximo, mas tentando sempre manter uma boa velocidade em que derrota inimigos.

Não é preciso aprender nenhuma habilidade Defensiva enquanto estiver upando exceto Grau 1 de Trovoada, Subjugar, Cutilada e Trombada com Escudo, pois essas podem ser necessárias em algum momento. Assim você economizará seu Ouro para gastar com Equipamentos importantes. Lembre de sempre ter uma Arma de Mão Única e um Escudo na sua bolsa, pois algumas habilidades precisam de um Escudo para serem utilizadas.

Lembre de estar sempre em constante busca por novos e melhores equipamentos, eles são essenciais para que ser personagem sofra menos e cause mais dano aos inimigos. É sempre bom ficar de olho na Casa de Leilões a procura de novas Armas e Equipamentos melhores e mais baratos.

Uma dica muito importante para as classes que não possuem habilidades de cura é upar a habilidade de Primeiro Socorros, pois assim você consegue diminuir e muito a vezes que precisa sentar para recuperar Vida. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate e isso poderá te salvar de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar até o Nível 40

Até o nível 40 recomenda-se bastante focar seus talentos apenas em Fúria, pois essa árvore aumentará bastante o seu dano e chance de acerto crítico e seu pontos serão melhores gastos nela em comparação com a árvore de Armas. Ainda assim, recomenda-se utilizar uma Arma de Duas Mãos por elas possuírem um dano muito maior que irá escalar com suas habilidades.

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:

Talentos para Upar a partir do Nível 40

Ao alcançar o nível 40, você irá possuir pontos de talentos totais suficientes para habilitar até o final da árvore Armas e por isso, você irá no Treinador de Guerreiro mais próximo de você para reiniciar seus pontos de talentos. O motivo principal disso é Golpe Mortal, último talento de Armas, que causa o dano da sua Arma de Duas Mãos somado a um dano extra, o que é um aumento muito grande no seu dano em geral, já que é mais uma habilidade para sua rotação que escala com o dano da sua arma.


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG