A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Guia de Profissões - Engenharia (WoW Clássico)

Confira tudo que precisa saber para se tornar um mestre na sua profissão em World of Warcraft: Classic!

Porque escolher Engenharia?

Engenharia é sem dúvidas a profissão que criar os itens com as mais diversas e únicas funcões, o que faz ela ser uma das profissões mais importantes tanto para Raides quanto para conteúdo de Jogador x Jogador. Só para ter uma noção, esta profissão consegue criar armas, capacetes, berloques, diversos explosivos, capas, munição, iscas e muito mais. É facilmente a profissão mais criativa em World of Warcraft: Classic, com diversos itens que fazem efeitos únicos como teleportar seu personagem ou evocar poderosas companias mecânicas para ajudá-lo a derrotar inimigos. Os explosivos criados na Engenharia também possuem diversas funções, desde a habilidade de causar uma grande quantidade de dano a todos os inimigos à sua volta até atordoá-los ou drenar a Mana deles.

Nota importante: Sempre leia os efeitos colaterais das geringonças criadas pela Engenharia, pois as vezes elas tendem a não funcionar como deveriam.

Níveis de Proficiência

Todas as profissões seguem um mesmo padrão de evolução que descrevemos abaixo, onde será necessário preencher alguns requisitos mínimos para conseguir avançar para um novo nível de proficiência:

Nível de Proficiência Nível Necessário Pontos de Habilidade Necessários Pontos de Habilidade Máximos Custo
Aprendiz 5 Nenhum 75

Primária: 10 Bronze

Secundária: 1 Prata

Profissional 10 50 150

Primária: 5 Prata

Secundária: 5 Prata

Perito 20 125 225

Primária: 50 Prata

Secundária: 10 Prata

Artífice 35 200 300

Primária: 5 Ouro

Secundária: 2 Ouro 50 Prata

Treinadores

O treinador de cada profissão será diferente para cada nível de proficiência que seu personagem estiver e, para saber onde deve treinar, basta olhar na lista abaixo:

  • Treinador de Aprendiz (1-75) - As cidades principais de cada facção são os melhores locais para aprender e evoluir suas profissões, basta encontrar algum dos guardas da cidade e pedir pela localização do seu respectivo treinador. As cidades principais da Horda são Orgrimmar, Cidade Baixa e Penhasco do Trovão. Para a Aliança, as cidades principais são Ventobravo, Altaforja e Darnassus.
  • Treinador de Profissional (75-150) - Você também irá encontrar este treinador facilmente nas cidades principais das suas facções, próximo ao treinador de aprendiz.
  • Treinador de Perito (150-225) - Os treinadores de perito serão apenas um para cada facção:  Carretemola Fungrenagem localizado em Altaforja (Aliança) e Roxxik localizado em Orgrimmar (Horda).
  • Treinador de Artífice (225-300) - O treinador de artífice será apenas um para ambas as facções: Zumbo Dobradiço localizado em Geringontzan em Tanaris.

Materiais Necessários (1-300)

Separamos abaixo todos os materiais necessários para evoluir sua profissão no nível mínimo até o máximo, porém iremos também explicar como você deverá fazer isso mais a frente:

Aprendiz (1-75)

Utilize 60x Pedra Rústica para criar 60x Pó Explosivo Grosseiro e alcançar o nível 30. Guarde-os.

Utilize 30x Barra de Cobre para criar 30x Punhado de Parafusos de Cobre e alcançar o nível 50. Guarde-os.

Utilize 6x  Barra de Cobre para criar 1x Chave de Arco Voltaico e alcançar o nível 51. Guarde-a, pois é uma ferramenta necessária para criar alguns itens.

Utilizer 30x  Barra de Cobre, 30x Punhado de Parafusos de Cobre,60x Pó Explosivo Grosseiro e 30x Linho para criar  Bomba Grosseira de Cobre até alcançar o nível 75.

Siga para o Treinador de Profissional mais próximo e aprenda Engenharia Profissional.

Profissional (75-150)

Utilize 60x Pedra Bruta para criar 60x Pó Explosivo Granuloso e alcançar o nível 90. Guarde-os.

Utilize 60x Pó Explosivo Granuloso e 20x Linho para criar 20x Dinamite Granuloso e alcançar o nível 100.

Utilizer 5x Barra de Prata para criar 5x Contato de Prata e alcançar o nível 105.

Utilize 50x Barra de Bronze e 25x Catalisador Fraco para criar 25x Tubo de Bronze e alcançar o nível 125.

Utilize 30x Pedra Pesada, 30x Barra de Bronze e 15x  para criar 30x Pó Explosivo Pesado e 15x Tranqueira Zumbidora de Bronze e alcançar o nível 150. Guarde-os.

Siga para o Treinador de Perito mais próximo e aprenda Engenharia Perito.

Perito (150-225)

Utilize 30x Barra de Bronze, 15x Couro Médio e 15x  para criar 15x Estrutura de Bronze e alcançar o nível 160. Guarde-as.

Utilize 30x Pó Explosivo Pesado, 15x Tranqueira Zumbidora de Bronze, 15x Estrutura de Bronze e 30x  para criar 15x Ovelha Explosiva e alcançar o nível 175. Guarde 5 delas se for escolher Engenharia Goblínica.

Utilize 4x Barra de Aço para criar 1x Micro-ajustador Giromático e alcançar o nível 176. Guarde-o, pois é uma ferramenta necessária para criar alguns itens.

Utilize 120x Pedra Maciça para criar 60x Pó Explosivo Maciço e alcançar o nível 195. Guarde-os.

Utilize 15x Barra de Mithril para criar 5x Tubo de Mithril e alcançar o nível 200. Guarde-as se for escolher Engenharia Gnômica.

Utilize 20x  Barra de Mithril, 20x Magitrama e 20x Pó Explosivo Maciço para criar 20x Gatilho Instável e alcançar o nível 215. Guarde-os.

Siga para o Treinador de Artífice mais próximo e aprenda Engenharia Artífice.

Artífice (225-300)

Utilize 120x Barra de Mithril para criar 40x Carcaça de Mithril e alcançar o nível 238. Guarde-as.

Utilize 40x Carcaça de Mithril, 20x Gatilho Instável e 40x Pó Explosivo Maciço para criar 20x Bomba de Alto-explosivo e alcançar o nível 250.

Utilize 60x Pedra Densa para criar 30x Pó Explosivo Denso e alcançar o nível 260.

Compre a receita Diagrama: Treco de Tório vendida por Sovik em Orgrimmar ou Cortarroda Rodagiros em Altaforja.

Utilize 105x Barra de Tório e 35x Runatrama para criar 35x Treco de Tório e alcançar o nível 285.

Compre a receita Diagrama: Tubo de Tório vendida por Xizto Frisarraio em Hibérnia.

Utilize 120x Barra de Tório para criar 20x Tubo de Tório e finalmente alcançar o nível 300!

Especializações

Ao alcançar pelo menos o nível 200 de Engenharia e nível 30 no seu personagem, será possível escolher dentre duas especializações: Engenharia Goblínica ou Engenharia Gnômica. Ambas as especializações possuem itens únicos para criar que serão muito importantes tanto em Raides quanto em conteúdo de Jogador x Jogador. Tenha em mente que, feita esta escolha, só será possível mudar sua especialização removendo sua Engenharia e reaprendendo ela novamente desde o início, então tome seu tempo para decidir. Explicamos tudo sobre ambas as especializações para ajudar ao máximo na sua decisão:

Engenharia Gnômica

Primeiro, será necessário completar uma sequência de missões para se tornar um Engenheiro Gnômico, listadas abaixo:

  1. Pegue a missão Engenharia Gnômica disponível em diversos treinadores de engenharia ao redor do mundo, esta missão irá enviá-lo para Mestre-faz-tudo Superchispa em Altaforja (Aliança) ou Olhatorto Obnótico em Angra do Butim (Horda);
  2. Entregue a missão e receba O Pacto de Sigilo (Aliança) / O Pacto de Sigilo (Horda);
  3. Entregue a missão e receba Mostre Serviço (Aliança) / Mostre Serviço (Horda). Esta missão pede que crie alguns itens: 6x Tubo de Mithril, 2x Boneco-alvo Avançado e 1x Mira de Precisão.
  4. Crie os itens acima, entregue a missão e pronto! Você irá receber o Cartão de Engenheiro Gnômico Associado e irá se tornar um Engenheiro Gnômico. Este cartão dura 14 dias e permite que você aprenda as receitas disponíveis apenas para engenheiros gnômicos. Uma missão chamada Renovação do cartão (Aliança) / Renovação do cartão (Horda) ficará disponível e pode ser utilizada para adquirir um novo cartão, concedendo um Brinde de Renovação do Engenheiro Gnômico que chegará em seu correio dentro de 24 horas e que contém diversos materiais de engenharia e uma chance pequena de conceder um Diagrama: Fumacinho.

Com Engenharia Gnômica será possível criar os seguintes itens:

Engenharia Goblínica

Primeiro, será necessário completar uma sequência de missões para se tornar um Engenheiro Goblínico, listadas abaixo:

  1. Pegue a missão Engenharia Goblínica com Guariba em Vila Catraca nos Sertões, esta missão irá enviá-lo para Nixx Molapinhão em Geringontzan em Tanaris;
  2. Entregue a missão e receba O Pacto de Sigilo;
  3. Entregue a missão e receba Mostrando Trabalho. Esta missão irá pedir que crie os seguintes itens: 20x Bomba Grande de Ferro, 20x Dinamite Maciça e 5x Ovelha Explosiva;
  4. Crie os itens acima, entregue a missão e pronto! Você irá receber o Cartão de Engenheiro Goblínico Associado e irá se tornar um Engenheiro Goblínico. Este cartão dura 14 dias e permite que você aprenda as receitas disponíveis apenas para engenheiros goblínicos. Uma missão chamada Renovação do cartão / Renovação do cartão ficará disponível e pode ser utilizada para adquirir um novo cartão, concedendo um Brinde de Renovação do Engenheiro Goblínico que chegará em seu correio dentro de 24 horas e que contém diversos materiais de engenharia e uma chance pequena de conceder um Diagrama: Bombinha de Estimação.

Com Engenharia Gnômica será possível criar os seguintes itens:

Mudando sua Especialização

Para mudar sua especialização de engenhara em World of Warcraft: Classic será necessário desaprendê-la por completo e upá-la novamente. Siga os passos abaixo se desejar isso:

1. Desaprenda Engenharia clicando no botão com um círculo cortado no meio como mostrado na imagem abaixo:

2. Aprenda novamente Engenharia e upe ela até o nível 200 no mínimo.

3. Encontre a Narain Suavestilo localizado ao norte do Porto de Bondebico em Tanaris, representado pelo círculo vermelho no mapa abaixo:

4. Dentro da casa, procure pelo Livro "Adivinhação para Leigos" em cima de uma mesa e clique nele:

5. Por fim, basta escolher sua nova especialização, sem a necessidade de refazer nenhuma das missões que detalhamos acima!

Melhores Receitas

Listamos abaixo os melhores itens e consumíveis que podem ser criados com Engenharia, além também de como obter suas receitas:


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy Veins, Wowprofessions e BarrensChat.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG