A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Sacerdote (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Sacerdote no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

A maioria dos jogadores assimilam o Sacerdote apenas à habilidade de curar, porém no World of Warcraft: Clássico o Sacerdote possui outros estilos de jogo. Os Sacerdotes tiram seu poder ofensivo não só do Sagrado, mas principalmente das Sombras com feitiços que impactam tanto a mente quanto o corpo de seus inimigos. E sim, sua função principal e mais eficientes em Raides normalmente será como Curandeiro, mas durante sua fase de upar ele assume uma posição muito mais ofensiva que o torna uma classe com uma jornada bem tranquila e direta do nível 1 ao 60. Algo que os Sacerdotes e algumas outras classes sofrem bastante é com a mobilidade durante o início da fase de upar, pelo menos até finalmente conseguir sua primeira montaria, e com a velocidade em que derrotam inimigos de nível igual ao dele ou um pouco maior. Isso acaba tornando a velocidade em que ele completar missões solo um pouco mais lenta que outras classes.

Tendo isso em mente, Sacerdotes são classes muito desejadas para grupos em Masmorras e isso é algo que muitos optam como melhor opção para sua jornada até o nível máximo. Seus ótimos feitiços de cura, escudos mágicos para absorção de dano e seus buffs são habilidades extremamente úteis para qualquer grupo de Masmorra que se preze e é por isso que o Sacerdote sempre conseguirá uma vaga para ele. Basta achar seu estilo de jogo que ficará muito fácil escolher qual tipo de Sacerdote será melhor para você.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Humano

- Aumento de 10% nos ganhos de reputação

- Perícia com Espadas e Espadas de Duas Mãos aumentada em 5

- Perícia com Maças e Maças de Duas Mãos aumentada em 5

- Aumento de 5% de Espírito

- Possui Percepção que melhora a detecção de furtividade por 20 segundos

Aliança
Elfo Noturno

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Transforma-se num Fogo-fátuo ao morrer, aumentando sua velocidade em 50%

- Chance de Esquiva aumentada em 1%

- Possui a habilidade Fusão Sombria que o torna invisível enquanto não se mover ou ser cancelado

Aliança
Anão

- Perícia em Armas de Fogo aumentada em 5

- Resistência ao Gelo aumentada em 10

- Rastreia Tesouros fazendo-os aparecer no minimapa

- Possui Forma de Pedra que concede imunidade a Sangramento, Veneno e Doença e aumenta Armadura em 10% por 8 segundos

Horda

Morto-vivo

- Fôlego debaixo d'água dura 300% mais tempo

- Resistência à Sombra aumentada em 10

- Possui Canibalizar que, quando ativado, gera 7% do total de pontos de vida a cada 2s por 10s ao consumir o cadáver de um humanoide ou morto-vivo

- Possui Determinação dos Renegados que concede imunidade a efeitos de Encantamento, Medo e Sono por 5 segundos

Horda

Troll

- Perícia com Arcos aumentada em 5

- Perícia com Armas de Arremesso aumentada em 5

- Dano causado contra feras aumentado em 5%

- Regeneração de vida aumentada em 10%. 10% dos seus pontos de vida continuam regenerando em combate

- Possui Berserk que aumenta de 10% a 30% sua velocidade de ataque e de conjurar a depender do quão ferido estiver quando ativá-lo. Dura 10 segundos

Feitiços Raciais

Ao alcançar o nível 10 e nível 20, o Sacerdote ganha novos feitiços baseados na raça escolhida para o personagem e é por isso que é extremamente importante pensar muito bem em qual raça é a melhor para o que você pretende fazer no jogo. Para a Aliança, a raça mais popular é Anão pela sua habilidade de Proteção contra Medo que ignora o próximo efeito de Medo e dura 10 minutos, algo muito importante para diversas Raides. Na Horda, a classe mais popular é o Morto-Vivo pela Peste Devoradora que é uma habilidade muito poderosa para conteúdo de Jogador x Jogador. Listamos abaixo cada habilidade para ajudar na escolha da sua raça.

Facção Raça Feitiços Raciais

Aliança

Humano
Aliança
Elfo Noturno
Aliança
Anão

Horda

Morto-vivo

Horda

Troll

Árvore de Talentos

Disciplina

Disciplina é a árvore que foca totalmente em dar suporte tanto para o próprio Sacerdote como também tornar o Sacerdote um melhor suporte com novos buffs e aprimorando seus buffs já existentes. Para o Sacerdote, essa árvore aumenta sua Mana e regeneração de Mana com talentos como Meditação e Força Mental, além também do talento Agilidade Mental que diminui o custo de Mana de vários dos seus feitiços. É nessa árvore também que o Sacerdote ganha novos buffs como Espírito Divino que concede bastante Espírito ao alvo por 30 minutos e Concentração Maior que faz com que o próximo feitiço do Sacerdote não custe nenhuma Mana e aumenta a chance de acerto crítico daquele feitiço em 25%. E por fim, o último talento desta árvore é também um buff que pode ser utilizado tanto no próprio Sacerdote como em outros jogadores aliados e seu efeito faz com que, por 15 segundos, o alvo tenho um aumento de 20% no seu dano mágico e nas curas realizadas.

Sagrado

Esta árvore de talentos foca em maximizar o poder de cura do Sacerdote como também aumentar seu dano mágico com feitiços Sagrados e sua chance de acerto crítico com feitiços. O talento Orientação Espiritual aumenta a cura e dano mágico em 25% do Espiríto do Sacerdote enquanto Cura Espiritual aumenta em 10% o efeito de todos seus feitiços de cura. Apesar de possuir talentos muito fortes, há duas novas habilidades que correspondem ao final desta árvore que não são tão populares entre os Sacerdotes por realmente não serem habilidades muito funcionais.

A primeira habilidade é Espírito da Redenção que mantém o Sacerdote vivo por mais 10 segundos após ele sofrer dano letal e neste tempo ele poderá lançar qualquer feitiço de cura sem custo de Mana e torna-se imóvel sem pode atacar ou ser atacado, isso não é muito útil em Raides pelo simples fato de que os Curandeiros devem ser as classes que menos morrem em lutas, se morrerrem seria numa possível derrota de toda Raide ou erro do próprio jogador. A segunda habilidade é Fonte de Luz que cria literalmente uma fonte onde o jogadores podem clicar e se curar instantaneamente e essa é fácil explicar o porque: Os personagens que atacam corpo a corpo nas Raides precisam estar livres para se movimentarem durante as lutas e se curar não deve ser uma preocupação dele e sim do Curandeiro em conjurar curas nele.

Sombra

Esta é a árvore que investe no lado sombrio do Sacerdote e na sua função puramente ofensiva. Nesta árvore o Sacerdote ganha a Forma de Sombra como último talento que impede que ele conjure qualquer feitiço Sagrado, porém aumenta 15% do seu dano de Sombra e reduz em 15% o dano físico recebido e é muito popular para Jogador x Jogador por talentos como Silêncio que impede o alvo de lançar feitiços por 5 segundos. Já para Raides, o seu maior problema não é a quantidade de dano que o Sacerdote Sombrio causa e sim o pouquíssimo suporte que ele possue na sua habilidade de regenerar Mana e por isso ele facilmente fica sem Mana nas lutas contra Chefes. Por isso, essa classe não é muito popular entre os grupos para Raide, porém a Forma de Sombra será sua melhor maneira de upar até o nível 60.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

Não possui nenhum valor

Agilidade

Não possui nenhum valor

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

59.2 Inteligência = 1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Sacerdote

Sacerdote não está entre as classes mais fáceis de upar, porém com algumas dicas bem importantes ela se torna muito menos complicada. O início da sua jornada upando com certeza será um pouco mais difícil do que outras classes, algo que facilita bastante se você for completar missões em grupo ou se aventurar em Masmorras. Apesar disso, aqui vão algumas dicas para você melhorar e maximizar a maneira como você utiliza o seu Sacerdote:

Dicas

Palavra Sombria: Dor será seu principal feitiço para causar dano mágico aos seus inimigos, sendo que em segundo lugar vem Punição. A maior vantagem deste feitiço é o fato de você aplicar um Dano por Tempo no seu inimigo e a partir daí começar a utilizar sua Varinha para finalizá-lo e 5 segundos depois de ter lançado seu último feitiço sua Mana volta a regenerar normalmente. Isso é de extrema importância para diminuir ou até anular o tempo que você precisa parar de upar para sentar e regenerar sua Mana com bebidas.

Outra dica bem importante é sempre utilizar Palavra de Poder: Escudo em si mesmo sempre que for enfrentar um inimigo para absorver o dano que você iria sofrer, pois assim você diminui e muito a necessidade de utilizar feitiços de cura em si mesmo. Novamente, isso faz com que você gaste menos Mana e diminui o tempo que você precisa parar de upar para sentar e regenerar sua Mana com bebidas. Além disso, o escudo mágico impede seus feitiços de serem interrompidos por dano.

Grito Psíquico é um feitiço que faz com que inimigos próximos a você fujam por 8 segundos e a quantidade de inimigos que ele afeta depende do Grau utilizado. Grau 1 afeta dois inimigos, Grau 2 afeta três inimigos, Grau 3 afeta quatro inimigos e Grau 4 afeta 5 inimigos. Sabendo isso, basta você utilizar um Grau para cada situação em que você se encontra, assim você consegue conservar Mana que não precisaria ser gasta tendo em vista que cada Grau custa uma quantidade de Mana diferente.

Sempre mantenha também o Fogo Interior ativo antes de começar combate, pois a Armadura concedida por essa habilidade diminui uma quantidade razoável do dano que você iria sofrer e isso faz com que seu escudo mágico da Palavra do Poder: Escudo demore mais tempo para ser quebrado completamente.

A Varinha é a melhor amiga do Sacerdote na fase de upar, pois é um ataque que causa um dano razoável, rápido e que não custa nenhuma Mana. Com isso em mente, tente estar sempre aprimorando sua perícia com Varinhas ao máximo para diminuir sua chance de errar ataques e causar o máximo de dano que puder. Além disso, tente utilizar um Ataque com Arma corpo a corpo entre um Tiro de Varinha e outro, pois eles possuem tempo de recarga separados, ou seja, um não reseta o outro. Neste artigo você encontra todas as Varinhas disponíveis para melhorar sua progressão.

Por mais que esta classe possua diversas maneiras de se curar, upar Primeiro Socorros ainda é algo bem recomendado, pois assim você consegue diminuir seu gasto de Mana com feitiços de cura e consequentemente o tempo que gasta regenerando sua Mana. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate mesmo que você esteja Silenciado e isso poderá salvar você ou um aliado de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar

Até o nível 39, os talentos mais aconselhados a utilizar é uma mescla entra Disciplina e Sombra, pois assim você consegue causar o máximo de dano e manter uma boa regeneração de Mana enquanto não for possível pegar a Forma de Sombra. Um dos talentos mais importantes é a Especialização em Varinhas que aumenta em 25% o dano com Varinhas, assim você consegue finalizar inimigos sem lançar tantos feitiços e consequentemente gastar o mínimo de Mana. O segundo talento mais importante é Transfusão de Espírito na árvore de Sombra, talento esse que aumenta em 100% o seu Espírito após matar um alvo que conceda experiência e mantém 50% da sua regeneração de Mana enquanto lançar feitiços por 15 segundos, isso faz com que você se mantenha o máximo de tempo ativo e em combate e o mínimo de tempo sentado enchendo sua Mana.

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:

Ao alcançar o nível 40, agora você pode procurar o Treinador de Sacerdote mais próximo de você e resetar seus pontos de talentos. Feito isso, siga a ordem dos talentos abaixo para finalmente pegar a Forma de Sombra e isso trará um aumento enorme no seu dano de Sombra e assim você consegue derrotar inimigos mais rapidamente, o que irá melhorar e muito a velocidade em que completa missões.

Talentos para Upar com Punição

Há também a possibilidade, para os jogadores que não são muitos fãs da Forma de Sombra, de upar focando em feitiços ofensivos Sagrados, principalmente o feitiço Punição. Isso é possível por conta de dois talento, Fúria Divina e Luz Calcinante, sendo que o primeiro reduz o tempo para conjurar Punição e o segundo aumenta em 10% seu dano. A maior vantagem desta árvore de talentos é que você consegue utilizá-la tanto para upar fazendo missões solo como também para curar um grupo em Masmorras e essa flexibilidade é bastante importante pelo fato de, como comentado anteriormente, o Sacerdote ser uma classe muito boa para upar em grupo.


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG