A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Caçador (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Caçador no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

Caçadores são mestres em combate à distância, seja utilizando Arcos, Bestas ou Armas de Fogo. Caçadores também possuem a habilidade de domar feras e utilizá-los como companheiros no combate, cada fera possui atributos e habilidades únicas e cabe a cada Caçador decidir qual a fera que se encaixa melhor no seu estilo de jogo. Por conta deles possuírem um companheiro animal e atacarem de uma distância muito longa, os Caçadores são uma ótima opção para os jogadores que preferem não upar em grupo e depender de outros jogadores para isso. Você e seu Pet serão o suficiente para derrotar qualquer que seja o inimigo ao longo da sua jornada em missões pelo mundo aberto, basta você conhecer bem as habilidades e recursos disponíveis para a classe.

Caçadores também possuem habilidades únicas como Fingir de Morto e suas Armadilhas que abrem uma gama de possibilidades em como serem utilizadas para lidar com diversas situações. Além disso, os Aspectos são Auras que o Caçador pode manter apenas uma ativa por vez e cada uma delas possuem um buff diferente que afeta todo o seu grupo. Por esses e outros motivos, o Caçador é tanto uma classe para causar Dano por Segundo como também uma classe de suporte para seu grupo de Masmorra ou Raide.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Elfo Noturno

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Transforma-se num Fogo-fátuo ao morrer, aumentando sua velocidade em 50%

- Chance de Esquiva aumentada em 1%

- Possui a habilidade Fusão Sombria que o torna invisível enquanto não se mover ou ser cancelado

Aliança

Anão

- Perícia em Armas de Fogo aumentada em 5

- Resistência ao Gelo aumentada em 10

- Rastreia Tesouros fazendo-os aparecer no minimapa

- Possui Forma de Pedra que concede imunidade a Sangramento, Veneno e Doença e aumenta Armadura em 10% por 8 segundos

Horda

Orc

- Perícia com Machados e Machados de Duas Mãos aumentada em 5

- Dano causado por ajudantes de Caçador e Bruxo aumentado em 5%

- Chance de resistir Atordoamento aumentada em 25%

- Possui Fúria Sangrenta que aumenta 25% do Poder de Ataque Corpo a Corpo por 15 segundos e reduz 50% dos efeitos de cura em si mesmo por 25 segundos

Horda

Troll

- Perícia com Arcos aumentada em 5

- Perícia com Armas de Arremesso aumentada em 5

- Dano causado contra feras aumentado em 5%

- Regeneração de vida aumentada em 10%. 10% dos seus pontos de vida continuam regenerando em combate

- Possui Berserk que aumenta de 10% a 30% sua velocidade de ataque e de conjurar a depender do quão ferido estiver quando ativá-lo. Dura 10 segundos

Horda

Tauren

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Perícia em Herborismo aumentada em 10

- Total de pontos de vida aumentado em 5%

- Possui a habilidade Pisada de Guerra que atordoa até 5 inimigos à sua volta por 2 segundos

Ajudantes (Pets)

A partir do nível 10 o Caçador pode dominar uma fera para ser seu novo companheiro animal, sendo que ele pode possuir um total de 3 feras dominadas(1 com ele e 2 guardados no estábulo). São diversas as opções de Pets para o Caçador e para simplificar um pouco isso, eles foram divididos em famílias, cada uma com diferentes peculiaridades. Na tabela abaixo temos um resumo das famílias e suas diferenças:

Família Dano Armadura Vida Dieta Habilidades
Morcego
+6% +0% +0% Fungo, Fruta

Guinchado

Mergulho

Morder

Urso
-9% +5% +8% Carne, Peixe, Queijo, Pão, Fungo, Fruta

Garra

Morder

Javali
-10% +9% +4% Carne, Peixe, Queijo, Pão, Fungo, Fruta

Arremetida

Morder

Investida

Caranguejo
-5% +13% -5% Peixe, Pão, Fungo, Fruta Garra
Crocolisco
+0% +10% -5% Carne, Peixe Morder
Gorila
+2% +0% +4% Fungo, Fruta

Morder

Pisada Trovejante

Hiena
+0% +5% +0% Carne, Fruta

Arremetida

Morder

Coruja
+7% +0% +0% Carne

Garra

Guinchado

Mergulho

Raptor
+10% +3% -5% Carne

Garra

Morder

Reflexos de Naja

Escorpídeo
-6% +10% +0% Carne

Garra

Veneno Escorpídeo

Aranha
+7% +0% +0% Carne Morder
Tartaruga
-10% +13% +0% Peixe, Fungo, Fruta, Peixe Cru

Morder

Escudo de Carapaça

Lobo
+0% +5% +0% Carne

Arremetida

Morder

Uivo Furioso

Serpente Alada
+7% +0% +0% Peixe, Queijo, Pão

Mergulho

Morder

Sopro Elétrico

Moa
+0% +0% +5% Queijo, Fungo, Fruta

Arremetida

Morder

Ave Carniceira
+0% +5% +0% Carne, Peixe

Garra

Guinchado

Mergulho

Morder

Gato
+10% +0% -2% Carne, Peixe

Arremetida

Garra

Morder

Espreitar

Árvore de Talentos

Domínio das Feras

Esta Árvore foca em melhorar o seu Ajudante ou Pet e por isso é, sem dúvidas, a melhor para se focar enquanto estiver upando. Seu Pet progride junto com seu personagem, porém ele não tem uma progressão em itens e equipamentos como seu personagem, essa progressão é feita através dos seus talentos. Não só esta Árvore de Talentos fornece um aumento nos atributos e dano do seu Pet, como também faz que com ele aprenda poderosas novas habilidades de combate.

Precisão

Precisão consiste em talentos para aprimorar ainda mais a habilidade do Caçador com Armas à Distância, principalmente o Dano e a Chance de Acerto Crítico. Além disso, o talento Olho de Águia aumenta em 6 jardas a distância que seu personagem ataca, o que é importantíssimo em algumas batalhas contra inimigos que possuem habilidades que afetam todos os personagens próximos a ele. Por último e não menos importante, o último talento desta árvore é a Aura de Tiro Certeiro que concede Poder de Ataque a todos os integrantes do seu grupo e isso ajuda muito na velocidade com que vocês irão derrotar os Chefes que estiverem enfrentando.

Sobrevivência

Esta é a árvore menos utilizada dentre os Caçadores, pois ela é mais focada no combate corpo a corpo, o que não é algo muito popular entre os jogadores que escolhem Caçador como sua classe. Como o suporte para um Caçador de combate corpo a corpo é muito pequeno quando comparamos com outras classes como Guerreiro e Ladino, esta árvore de talentos é apenas utilizada como suporte para conteúdo de Jogador x Jogador, principalmente o talento Sobrevivencialista que aumenta os pontos de vida do Caçador em 10%.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

1 Força = +1 Poder de Ataque Corpo a Corpo

Agilidade

1 Agilidade = +2 Poder de Ataque à Distância

53 Agilidade = 1% Chance de Acerto Crítico

20 Agilidade = 1% Esquiva

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

Aumenta a velocidade em que upa perícias com Armas

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Caçador

Ao upar o seu Caçador, algumas dicas são extremamente importantes se você pretende maximizar a velocidade com que o faz. Enquanto algumas são um pouco óbvias, outras dicas não são conhecidas pela maioria, principalmente iniciantes no jogo e é por isso que as separamos abaixo para facilitar o entendimento para esses jogadores:

Dicas

É muito importante que você esteja sempre em busca de um Arco, Besta ou Arma de Fogo melhor que o seu anterior, por isso busque um que possua o maior Dano e que consequentemente irá possuir também uma velocidade de ataque bem lenta. O fato de ser um Arco com muito dano base e lento irá aumentar o dano causado por todas as sua habilidades de ataque à distância e irá te dar um tempo a mais para se movimentar entre um Ataque Automático e outro.

Além da sua Arma, você também precisará melhorar tanto a munição que utilizada (Flecha ou Bala) como o tamanho da sua Aljava, que é a bolsa onde você guarda sua Munição. As Aljavas não só possuem um tamanho bem maior que as Bolsas normais, mas também aumentam uma porcentagem da velocidade que você ataca. Isso é mais uma vantagem para Armas com velocidade de ataque lenta.

É de extrema importância que você mantenha seu Pet sempre bem alimentado e feliz, pois se você falhar nisso ele irá fugir para sempre e você perderá todo o progresso que havia feito com ele. Com isso em mente, basta olhar na tabela acima qual a dieta do seu Pet, ou seja, que tipo de alimento ele come e manter sempre um bom estoque daquela comida para onde quer que você vá.

Sempre inicie uma luta conjurando a Marca do Caçador no seu inimigo, ela irá aumentar significativamente o dano que causa a ele e ele irá ficar marcado no seu minimapa, mesmo estando invisível ou furtivo, o que é muito importante se estiver combatendo um Ladino ou Druida.

O Caçador precisa também aprender a cronometrar seu Ataque Automático para utilizar suas habilidades no mesmo momento, isso porque sempre que uma habilidade é utilizada o contador do seu Ataque Automática recomeça a contagem do zero. Entendendo isso, algo de extrema importância para todo e qualquer Caçador é buscar um Addon que mostre esse tempo de ataque na tela para facilitar e muito essa cronometragem. Um Addon bastante recomendado e utilizado é o WeaponSwingTimer.

Uma dica muito importante para as classes que não possuem habilidades de cura é upar a habilidade de Primeiro Socorros, pois assim você consegue diminuir e muito a vezes que precisa sentar para recuperar Vida. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate e isso poderá te salvar de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar

Como já comentamos acima, a melhor maneira confirmada de se upar o Caçador é investindo nos talentos de Domínio de Feras e aprimorar ao máximo o seu Pet, pois ele será seu Tanque enquanto você causa o máximo de dano aos seus inimigos. Abaixo temos a Árvore de Talento mais comum utilizada dentre os Caçadores experientes para upar do nível 1 ao 60:

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG