A Pá Ladina

Versão Beta
Close

O que é RP e como interpretar em World of Warcraft por Florbela

Saiba mais sobre a interpretação de personagens em World of Warcraft, nesta modalidade de progressão muito usada pelos jogadores.

Você não sabe o que é RP ou já ouviu falar, teve vontade de experimentar mas não soube por onde começar?

A tia Flor vai te ajudar! Em primeiro lugar, vamos aprender alguns termos!

World of Warcraft é um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), ou seja, um jogo de interpretação de personagens online em massa para multijogadores. O que isso significa? Significa que é um jogo em atuamos em primeira pessoa. Nós criamos o personagem e podemos entrar em um mundo aberto com ele, interagir com outros personagens online, subir de nível, explorar, realizar missões, etc.

A sigla RPG especificamente significa interpretação de personagens. E o jogador que faz RP ou roleplay, é aquele jogador que vai mais a fundo na questão da interpretação. Ele pode escrever contos sobre seu personagem e interagir com outros jogadores como se fosse o próprio personagem. Porém muitas pessoas acham que jogar em modo roleplay significa fazer as missões interpretando o tempo inteiro. Mas não é bem assim que ocorre.

Os roleplayers usam uma divisão bem clara do que é mecânica do jogo e o que é interpretação. Nós usamos as siglas IC (“in character”, ou “no personagem”) e OOC (“out of character” ou “fora do personagem”) para definirmos quando estamos interpretando ou quando estamos simplesmente fazendo missões, evoluindo o personagem, fazendo outros conteúdos como PVE ou PVP. Portanto o roleplayer não está o tempo inteiro “no personagem”. Você pode encontrar um roleplayer em uma masmorra e ele pode estar simplesmente fazendo a masmorra igual a você.

Existem algumas guildas de roleplay nos servidores brasileiros e elas estão mais concentradas no Goldrinn. Essas guildas possuem uma estrutura diferenciada, com calendário de eventos próprio onde os jogadores se encontram para interpretar em campanhas que podem ser abertas à comunidade ou fechadas para os membros da guilda. Os roleplayers geralmente interpretam em três ocasiões: quando há uma campanha/aventura de guilda, quando há um evento público ou fechado e quando se encontram para fazer “um casual”.

World of Warcraft RP - Feira de Guildas 01
World of Warcraft RP - Feira de Guildas 01

Nas campanhas podemos observar vários tipos de missões desde encontrar artefatos, derrotar chefes, conquistar locais, tudo em modo de interpretação de personagem. Algumas guildas usam rolagem de dados para ações de ataque e defesa, ou para realizar ações mais complexas, outras usam o próprio sistema do jogo de PVP e PVE. Geralmente neste tipo de roleplay vamos encontrar “o mestre”, que é a pessoa que idealizou a campanha/aventura e vai guiar os passos dos jogadores durante a interpretação.

Nos eventos, podemos encontrar desde festas, reuniões, competições entre outras atividades sociais tais quais ocorrem na vida real.

World of Warcraft RP - Tertúlia II
World of Warcraft RP - Tertúlia II

Dizemos que o RP é casual, quando alguns roleplayers se encontram em lugares onde costumeiramente acontece uma junção de roleplayers e eles começam a interagir livremente, sem que ninguém esteja no comando.

Mas como eu faço para começar?

Em primeiro lugar, você vai escolher o personagem com a qual gostaria de interpretar e então você vai criar para ele o que chamamos de “background” ou a história do personagem. Para isso é ideal que você pesquise um pouco sobre o personagem escolhido por você. Pesquise sobre a raça, suas origens e sua história dentro de World of Warcraft para que você tenha um ponto de partida.

A escolha da raça é um fator determinante para o seu roleplay. Interpretar um draenei é muito diferente de interpretar um tauren, por exemplo. Para além da diferença entre facções, os draenei são uma raça longeva que veio de um outro planeta enquanto que os tauren são nativos de Azeroth e tem a vida mais breve.

Cura Simples para novatos
Cura Simples para novatos

Você vai pensar em detalhes, como por exemplo onde o personagem nasceu, se a família está viva ou não, o que aconteceu com eles, quantos anos o personagem tem, para poder encaixá-lo na história de World of Warcraft e saber por quais eventos o personagem passou ou não.

Se você tiver dificuldades de pensar em características para o seu personagem, você pode usar uma ficha para te ajudar nos itens a serem pensados sobre ele. (Posso disponibilizar um modelo de ficha).

Depois de feito o background do personagem, chegou a hora de procurar uma guilda em que ele se encaixe. Como eu disse antes, a maioria das guildas de roleplay estão no Goldrinn, mas é possível encontrar algumas em outros reinos.

Você pode procurar grupos de roleplay nas redes sociais, como no Facebook. Nestes locais você pode publicar a ficha do seu personagem dizendo que procura por uma guilda ou mesmo procurar publicações de guildas que estejam recrutando membros.

O que mais eu preciso saber?

A grande maioria dos roleplayers usam um addon chamado Total RP3 que é um addon que te permite escrever uma ficha do seu personagem e ver a ficha de todos que possuem o mesmo addon. Você pode incluir nele desde o sobrenome do personagem até coisas que as pessoas veem nela à primeira vista ou características peculiares que não são possíveis de representar no jogo, como um corte ou cicatriz, uma tatuagem diferente, cor diferente, ou a forma como anda, tom de voz, cheiro, etc.

Como interpretar?

Normalmente, as falas do personagem são escritas no /s enquanto que as ações são descritas entre asteriscos ou no /e. As ações do próprio jogo, como por exemplo /sim, /oi, /não também podem ser usadas.

As conversas OOC variam de grupo para grupo. Alguns usam o chat de grupo ou raide para conversas fora do personagem enquanto outros usam a conversa entre parênteses para determinar quando não é fala do personagem, mas sim do jogador.

Feira de Guildas Sarau
Feira de Guildas Sarau

A maioria das guildas de roleplay são acessíveis e os membros estão dispostos a ensinar como interpretar. Portanto, se você tem vontade de tentar, experimente e não tenha medo.

Independente da modalidade ou da forma de jogar World of Warcraft, o importante é se divertir!

Nos vemos em Azeroth! Eluna-adore!

Feira de Guildas em World of Warcraft
Feira de Guildas em World of Warcraft

FICHA DE PERSONAGEM

Nome:
Apelido:
Idade:
Aniversário:
Raça:
Classe:
Gênero:
Sexualidade:
Relacionamento:

Cabelo:
Olhos:
Altura:
Tipo de Corpo:
Tatuagens:

Profissão:
Ofício:
Hobbies:
Residência:
Local de Nascimento:
Religião:
Alinhamento:
Afiliações:

Consorte:
Filho(a)(s):
Pais:
Irmãos:

Personalidade:
Aparência:

História:

Frase:
Tema musical:

Professora IC e OOC, druidesa que registra tudo nos seus alfarrábios e que luta pela paz e restauração da natureza em Azeroth! Criadora dos Alfarrábios de Florbela.