A Pá Ladina

Versão Beta
Close

World of Warcraft: Primeiros passos na arena

Saiba mais sobre as arenas e como você pode jogá-las em World of Warcraft!

Saudações viajante! a partir de agora irei te apresentar uma nova perspectiva de gameplay, um lugar de grandes desafios e grandes recompensas, onde só os melhores sobrevivem para contar história, estou falando das arenas. Nesse artigo irei trazer, de modo geral, o que são as arenas e como você pode jogá-las Eu me chamo gutto, vulgo Skyläb-Azralon  e serei seu guia!

Personagem Gutto WoW 10-08-2020
Skyläb-Azralon

O que é arena? 

Arena é um modo de jogo disponível em World of Warcraft onde podemos enfrentar outros jogadores em confrontos de 2 vs 2 ou 3 vs 3 num combate até a morte entre os times, onde o time que sobreviver será o vitorioso. As arenas são separadas em dois grandes tipos as Escaramuças e as Ranqueadas. Nas escaramuças, basta entrar em uma fila para ser pareado com outros jogadores e testar suas habilidades de combate, esse modo de jogo não conta pontos ranqueados e você poderá cair em um combate 2 vs 2 ou 3 vs 3 caso jogue de DPS, Curandeiros sempre caem em filas de 3 vs 3. Nas arenas ranqueadas não existe essa fila “solo” igual a das escaramuças, ou seja, você vai precisar usar a ferramenta de grupos prontos para encontrar alguém e jogar, ou então chamar amigos. Lembrando que as arenas ranqueadas só estão disponíveis para quem está no nível máximo da expansão atual (120 em battle for azeroth).

Personagem Gutto WoW 10-08-2020 Arena 1
Jogando nas Arenas de WoW: Battle for Azeroth

XP? CR? o que é isso, gutto?

As arenas ranqueadas são pareadas baseando se em um número chamado de “rating” (classificação) que vai de 0 até onde você conseguir juntar pontos. A quantidade de pontos ganhos varia de acordo com a sua classificação atual, também chamada dentro do jogo pela sigla “CR” (current rating). Sua melhor classificação é comumente chamada pela sigla de “EXP” ou “XP” (experiência) dentro do jogo. Então é muito comum ao procurar um grupo você ler algo como: “2k exp mage, link xp” ou similares. É a maneira que os jogadores utilizam para encontrar outros jogadores com o mesmo nível de habilidade para jogar juntos.

Encontrei parceiros, e agora? Como jogar?

Depois de formar um grupo com seus parceiros basta apertar “H”, escolher “ranqueado” e ver se vão jogar 2 vs 2 ou 3 vs 3 e pronto.

Porém para ganhar os jogos é necessário conhecer as classes do time aliado e do time inimigo, além de alguns sistemas que podem definir sua vitória ou derrota. São eles o DR:  “Diminishing Returns” (Rendimentos decrescentes em tradução livre) que existem em todo tipo de habilidade de controle de grupo e o “Dampening” (Atenuação de cura).

Vamos começar pelo DR, o contador de DR é iniciado assim que uma habilidade de controle de grupo termina de afetar um jogador, e esse contador tem 15 segundos de duração.

Vamos pegar o atordoamento como exemplo. Após o término do atordoamento, dentro de 15 segundos, um “Golpe no rim” com 5 pontos de combo ao invés de durar 6 segundos irá durar apenas 3. (50% de redução do primeiro DR). Se logo após outro atordoamento for aplicado dentro de 15 segundos terá uma redução de 75% em sua duração e a partir daí o alvo ficará imune a atordoamentos pelos próximos 15 segundos. Existem algumas táticas para usar o DR, mas esse é um tópico um pouco mais avançado, por hora apenas o seu funcionamento básico nos basta.

Personagem Gutto WoW 10-08-2020 Arena 2
Jogando nas Arenas de WoW: Battle for Azeroth

Seguindo para o “Dampening” (Atenuação de cura). Atenuação de cura é um debuff de redução de cura aplicado em todos os jogadores da arena, em partidas 2 vs 2 o debuff é aplicado assim que os portões da arena se abrem e começa com 20% e em partidas de 3 vs 3 o debuff é aplicado após 5 minutos de partida. A cada 10 segundos a atenuação aumenta em 1%. Existem algumas composições para arena que tem a sua estratégia em sobreviver até que a atenuação esteja muito alta para aí executar um combo explosivo e finalizar o jogo. Então quanto mais o tempo passar na arena pior é para receber cura ou curar seus aliados.

Acredite, conhecer esses conceitos vai te ajudar a vencer muitos jogos no começo da sua jornada na arena. Ainda tem muito assunto sobre arenas para discutirmos como: Composições, posicionamento, estratégias e tudo mais, mas abordaremos eles em textos futuros, obrigado por ler até aqui e nos vemos nas arenas.

“Te vejo por aí, talvez você não me veja” - Skyläb

Desenvolvedor Front-end e mobile; streamer em twitch.tv/gutto_o e amante das arenas em World of Warcraft. Twitter: @Gutto_0