A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Guia Geral de Profissões de World of Warcraft

Conheça um pouco sobre cada profissão em World of Warcraft e como elas podem ser combinadas.

As profissões ajudam de diversas formas a jogabilidade em World of Warcraft. E apesar de levar o nome que na vida real assusta e tem um peso de muita responsabilidade, no mundo virtual é apenas um complemento para aumentar a sua diversão, e não para trazer algum tipo de estresse extra. Abaixo vamos conhecer algumas vantagens que cada profissão pode trazer para seu personagem (e seus alts/personagens secundários) e até mesmo para sua guilda. 

PRIMÁRIAS

As profissões primárias na maioria dependem de alguma outra profissão coletora para poder produzir algo. Exceto Alfaiataria e Encantamento. A primeira no caso depende de tecidos que são normalmente encontrados em saque de corpos humanoides. A segunda depende de você ter algum item que possa ser desencantado e transformado em poeira. Normalmente essas duas são um bom combo. Inclusive, você só pode ter duas profissões primárias.

Alfaiataria

Aqui temos a profissão que é rainha dos espaços e salvadora dos catadores de “lixo”. A profissão capaz de gerar as tão incríveis bolsas que são sempre necessárias e se possível, cada vez maior, por favor, obrigado, nunca pedi nada. Nessa profissão você é capaz de gerar bolsas, que são itens bastante importantes no jogo, por conta da eterna necessidade de gerenciar espaço para guardar vários itens. Também é com ela que você pode produzir itens que podem ser ser utilizados por Bruxos, Magos e Sacerdotes. Inclusive, você ter essa profissão faz com que você tenha uma chance maior de encontrar tecidos em saques de humanóides. Ah sim, você também consegue fazer uma ou outra montaria com essa profissão.

Alquimia

Essa é a profissão que casa muito bem com Herborismo e Pescaria, visto que para criar seus itens é preciso de itens conseguidos dessas outras profissões. Com Alquimia nós conseguimos fazer os Frascos e Poções que são itens muito procurados por quem precisa dar uma aumentada nos atributos durante uma luta. Eventualmente você consegue gerar umas mascotes com essa profissão e até uma montaria. A maioria dos itens feitos por essa profissão podem ser vendidos na Casa de Leilão e são muito procurados por muitos tipos de jogadores (principalmente por aqueles que estão fazendo progressão e míticas), para quem gosta de garantir uma grana, essa pode ser uma boa escolha. Claro que, aí você tem que lidar diretamente com a rinha que pode ser vender algo na Casa de Leilão.

Couraria

Parzinho perfeito para essa aqui como você deve imaginar é Esfolamento. Atualmente é uma boa profissão para criar itens como os Tambores que podem ser muito úteis em lutas onde não tem outro meio de dar aquele gás num momento crítico. Essa profissão produz itens feitos de Couro e Malha, o que acaba sendo bastante interessante para classes como Ladino, Monge, Caçador de Demônios, Druidas, Xamã e Caçadores. Eventualmente você consegue fazer uma montaria com essa profissão. Se você não possuir outra profissão coletora para auxiliar em couraria, prepare-se para gastar muito dinheiro na casa de leilão comprando couro para usar essa profissão.

Encantamento

Essa é a profissão de quem quer ser procurado. Pois ela é capaz de incrementar os itens normalmente criados por outras profissões ou saqueados por ai. Com essa profissão, você consegue destruir itens e transformá-los no material para criar seus encantamentos, que podem aprimorar outras coisas como armas, equipamentos e até anéis. Estes encantamentos podem ser colocados em Velinos Encartáveis e podem ser vendidos na Casa de Leilão para conseguir uma graninha. Esta profissão costuma combinar muito com Alfaiataria, pois você pode ir destruindo os itens criados para utilizar o material nessa. Ah, sim eventualmente você também consegue fazer alguns mascote com essa profissão. 

Engenharia

Essa belezinha aqui faz tanto bagulho louco, mas tanto. Particularmente acho que o ponto forte dela são os portais/buracos de minhoca que produz (que você pode conferir alguns nesse post), além de itens de facilidade, como robôs que servem como vendedores e ter acesso a Casa de Leilão em cidades que não são as capitais. Criam montarias, mascotes, brinquedos e cura para doenças ainda não existentes. Essa profissão requer muitos minérios, então seria uma combinação interessante com Mineração. Muitos dos itens dela apesar de trabalhosos, costumam ser bem vendidos na Casa de Leilão, principalmente montarias.

Escrivania

Essa é uma profissão que tem mudado tanto em cada expansão que nem sei o que falar exatamente dela. Nessa expansão ela produziu uns itens muito interessantes chamados contratos, que ajudam no ganho de reputação com alguma facção. Itens bons que são feitos por essa profissão são itens que ajudam durante a raide em algum chefe. Ela é responsavel também pela criação dos Berloques de Negraluna, normalmente os melhores berloques para começo de expansão. Glifos, que são itens cosméticos de classes, são feitos por essa profissão também. Essa profissão requer plantas para serem transformadas em pigmentos, logo é uma ideia considerar ter Herborismo junto.

Ferraria

Para essa aqui você vai muito querer colar com Mineração. Eventualmente com algumas receitas mais antigas se faz necessário materiais de Esfolamento. Fora isso essa é uma profissão triste, pois só leva ferro. Eventualmente você consegue fazer uma montaria e mascotes com essa profissão. Além de ter umas opções maneiríssimas de transmog. Esta profissão pode produzir itens de Placas que combina muito com classes como Cavaleiro da Morte, Paladino e Guerreiro, mas por produzir outros tipos de equipamentos como armas e escudos, pode caber perfeitamente com outras classes também.

Joalheria

Sabe aquela profissão tapa buraco? Então, essa aqui é ela. Literalmente, pois você precisa que tenham espaço no seus equipamentos para poder colocar as gemas que você consegue produzir aqui. Há também opção de criar anéis e colares, mas o foco principal são as gemas, que são itens que aumentam atributos primários e secundários das classes. Foque nisso. Eventualmente pode conseguir fazer brinquedos e montarias. Essa profissão casa bem com qualquer classe, e é uma boa ideia ter Mineração também, pois as gemas são encontradas na prospecção de minérios.

SECUNDÁRIAS

As profissões secundárias são um oba oba, pois você pode ter todas elas! Contudo no caso de culinária e pescaria, você pode conseguir a maioria do que é produzido com elas diretamente na casa de leilão.

Culinaria

Essa é para você que tem espírito de panda. Pois se você está sempre indo atrás de aventuras, é bom ter alguns belisquetes que podem dar uma baita ajuda na hora da luta. Culinária é uma boa para aproveitar carnes que você consegue em saques, ou os peixes de pescaria. Você também pode prover banquetes para o seu grupo, com algumas receitas especiais.

Pescaria

Essa profissão é uma coisa querida. Quando você não quer saber de nada muito sério no jogo, pegue sua vara e vá pescar. Peixes são muito utilizados para produzir muitas comidas úteis, além de eventualmente ser utilizado com Alquimia. Você pode conseguir também algumas montarias através dessa profissão, assim como mascotes. 

Arqueologia

Se você quiser conhecer um pouco sobre a história do jogo e pequenos fragmentos falando sobre raças, essa é a sua profissão. Nessa profissão você consegue descolar: montarias, brinquedos, mascotes e vários transmogs. Além de uma graninha, pois alguns itens que você encontra podem ser vendidas por um gold razoável. Mas não vale para ser utilizada como fonte de renda.

COLETA

As profissões de coleta tambem são primárias e estão todas envolvidas em prestar atenção ao mapa, ver um pontinho amarelo/cinza e ficar no desespero de chegar lá e coletar o item logo (menos esfolamento que depende de corpos esfolaveis). 

Herborismo

Com essa você será capaz de interagir com vários tipos de plantas, podendo coletá-las para usar com Escrivania ou Alquimia (e enquanto você está subindo de nível ao coletar uma planta ela te concede experiência, é ótimo para upar personagem).

Esfolamento

Essa aqui é mais trabalhosa do que as duas outras, pois depende de você derrotar algum inimigo animal para poder retirar o couro deles. Claro, você sempre pode ficar de olho em alguma outra pessoa que esteja matando bichos e deixando os corpos deles pra trás. Essa profissão comba com Couraria, embora tenham algumas receitas de Ferraria e Engenharia que façam uso de alguns dos seus materiais.

Mineração

Aqui temos uma profissão boa que combina com Ferraria, Joalheria, Engenharia e Alquimia. Normalmente costumamos ter uns 2-4 tipos de minérios por expansão (menos classic, falei expansão, ok?). Mineração também concede experiência enquanto você coleta minérios e está subindo de nível com seu personagem (ajuda muito no leveling).


Agora que você já conhece um pouco, o que te falta? Sim, saber como aprender as profissões. Bem, primeiramente você pode dirigir-se para a cidade capital da sua facção e procurar por um guardinha (na real, em qualquer capital de cidade você pode encontrar um guardinha que te dá instruções). Falando com eles, você terá uma lista de opções sobre o que você está querendo, acabando com a ronda da rosquinha deles. Aí basta procurar a opção que fala sobre Instrutores, escolher a opção da profissão desejada e ver onde que ele vai falar que existe um instrutor. E também irá marcar no seu mapa a localização.



Mudando de ideia

Caso você queira mudar de profissão, você pode abandonar a profissão na própria janela de profissões (K) e clicando na parte indicada na imagem abaixo. Muita atenção na hora de abandonar uma profissão, viu.


NEGRALUNA

Uma coisa legal de mencionar é sobre a Negraluna e suas aparições mensais. Durante esse evento, você além de ter diversões para seu entretenimento, há missões relacionadas às profissões e completar essas missões lhe concede 5 pontos na profissão da expansão corrente. As missões são todas bem simples e rápidas de serem completadas e podem ser um jeito bem econômico de subir um pouco a sua profissão. Essas missões só podem ser feitas uma vez por mês durante a feira de Negraluna.
Um outro detalhe aqui é a profissão de arqueologia que você pode juntar itens que podem aparecer como saque em masmorras se você estiver carregando consigo o item Guia do Aventureiro de Negraluna, os itens que caem são missões que dão um bom xp, reputação e a moedinha para trocas em negraluna.


Em outro momento traremos guias individuais sobre cada profissão e como aproveitar melhor cada uma. Agora trouxemos esse apanhado de informações gerais de todas para dar um norte de como elas podem ser utilizadas e combinadas.

No mais, acompanhe outros guias interessantes:

Não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais:
✅ Instagram: www.instagram.com/apaladinawow
✅ Facebook: www.facebook.com/apaladinawow
✅ Twitter: twitter.com/apaladinawow
✅ Youtube: www.youtube.com/APáLadinawow
✅ Twitch: www.twitch.tv/apaladinawow

Jogador de World of Warcraft e escritor nas horas vagas. Twitter: @Tumular