A Pá Ladina

Versão Beta
Close

Entrevista - Conheça Hartigan Cosplay, vencedor do concurso na BlizzConline 2021

Ele venceu com um incrível cosplay de Bolvar Fordragon!

Saudações viajantes de Azeroth, hoje na A Pá Ladina trazemos uma entrevista muito legal com o Jimmy da Hartigan Cosplay, simplesmente o cara que venceu (em duas categorias, inclunido a de Melhor Cosplay do Show) o concurso cosplay da BlizzConline 2021, com uma incrível fantasia de Bolvar Fordragon!

Os concursos de cosplays sempre foram um dos eventos mais aguardados da conferência, já que os participantes fazem aparesentações impressionantes, e claro que a edição virtual de 2021 não poderia ser diferente.

Confira abaixo nosso bate-papo com o cosplayer belga e mais detalhes de como esse incrível cosplay foi feito!


Olá, faça sua apresentação para que nossos leitores possam conhecê-lo melhor.

Olá! Eu sou o Jimmy, também conhecido como Hartigan, da Hartigan Cosplay. Sou professor de escultura durante o dia e cosplayer à noite. Estou fazendo cosplay desde agosto de 2016. Bolvar Fordragon é o meu terceiro e mais recente, ganhei a Blizzconline 2021 da minha sala de estar, de pijama, em uma pequena cidade na Bélgica.

Como você conheceu o universo do cosplay?

Sempre adorei videogame (principalmente World of Warcraft) e escultura, o cosplay foi a combinação perfeita desses dois universos! Descobri este universo muito cedo, mas eu comecei nele mais tarde, depois de meus estudos em escultura (mesmo que eu tenha tentado fazer uma armadura mais cedo, quando eu era um jovem adolescente, mas estraguei totalmente).

E como foi seu primeiro contato com o World of Warcraft? Você está jogando Shadowlands?

Meu primeiro contato com WoW foi durante uma visita a um amigo (por volta dos meus 13 anos). Ele me fez tentar a experiência de nivelamento (Goldshire para sempre <3), e foi o início de uma longa história de amor com o jogo. Eu tenho jogado mais e mais WoW depois disso. Eu me lembro, foi no meio da 'Cruzada Ardente', eu já estava familiarizado com o universo, graças ao gênero estratégia em tempo real (WoW III: Reign of Chaos / Frozen Throne), e eu estava totalmente louco com a história de Arthas Menethil e o flagelo em geral (eu era um metaleiro hardcore naquela época).

Estou jogando Shadowlands, mas não muito, é muito mais difícil encontrar tempo já que agora sou pai de um recém-nascido. Mas eu amo jogar. Neste momento estou lutando na raide contra Denathrius com meus amáveis ​​companheiros de guilda. Meu personagem principal é um profano Cavaleiro da Morte.

Quais cosplays você já fez e quais foram os mais marcantes e por quê?

Eu fiz 3 cosplays pessoais, nessa ordem:

- Jack Morrison de Overwatch.
- Cavaleiro da Morte de Áquerus de World of Warcraft.
- Bolvar Fordragon do World of Warcraft.

É o último, Bolvar, o mais impressionante. Foi realmente um grande desafio para mim: eu nunca trabalhei assim: nunca tinha feito uma máscara, nunca tinha feito um traje com músculos, especialmente um ardente. Mesmo sendo um professor de escultura, era algo totalmente novo para mim.

Cosplay de Hartigan como Cavaleiro da Morte de Áquerus

Além do cosplay, você também trabalha com a criação de fantasias / armas super detalhadas (cosmaker), pode falar um pouco sobre isso? Como essa paixão começou? Qual é a maior dificuldade?

Obrigado pelo elogio! A maior dificuldade é encontrar clientes! Parece estranho falar sobre isso, mas se fiz mais fantasias para os outros do que para mim, ainda não é o suficiente para viver disso. Muitas pessoas não estão prontas para entender que muito trabalho = dinheiro, então muitos cosmakers trabalham com prejuízos.

Quanto tempo, em média, leva para fazer esse tipo de cosplay?

Eu trabalhei por volta de 638h30 (cerca de 26 dias) no Bolvar. Parece enorme, mas para o resultado, acho que não é muito. Ah, e eu faço tudo exceto a cabeça em dois meses. Semanas muito ocupadas.

Cosplay de Hartigan como Bolvar, com cenário do jogo ao fundo

Você participou da BlizzConline 2021, conte-nos sobre essa experiência.

Bem, para encurtar a história: eu ainda não acredito que ganhei isso. Tudo é meio surrealista. Estou agora na mesma sala, com o mesmo pijama que vestia na noite do concurso.

Sobre os detalhes: Nós, cosplayers, precisávamos enviar nossa inscrição até o dia 4 de janeiro. Tivemos que enviar duas fotos: fotos de corpo inteiro, horizontalmente, com iluminação natural. O mesmo para o vídeo, com duas sequências: uma da cabeça aos pés e uma 360°. Portanto, apenas tomadas de documentário!

O tempo entre a inscrição e o concurso foi longo: nunca tive algum tipo de confirmação. Então, eu soube que havia sido selecionado na noite da Community Showcase (Mostra da Comunidade), quando ganhei na categoria Melhor Personagem da Blizzard. Eu já estava muito feliz, mas nada perto do que foi ganhar o primeiro lugar da BlizzConline, poucos minutos depois, na categoria Melhor Cosplay do Show.

Que dicas você pode dar para as pessoas que querem entrar no mundo do cosplay ou das esculturas (cosmaker)?

Não pense muito, apenas faça. O que você só vai fazer é aprender! Isso é o que eu mais amo nisso. Sempre aprendendo coisas novas. A internet está cheia de artesãos incríveis que compartilham o que sabem. Verifique Kamui Cosplay, Punished Props ou Evil Ted no YouTube.

Armadura de Bolvar em detalhe

No que você está trabalhando atualmente e quais são seus planos para o futuro?

Atualmente estou trabalhando em produtos livres de direitos autorais, que posso vender sem arriscar nada. Eu ainda tenho um Elmo de Dominação para terminar. Sobre o cosplay, é segredo!

10 - E finalmente, Horda ou Aliança?

ALIANÇA, é claro. #goldshire #elwynnforest

Confira abaixo vídeo com a transformação do cosplayer em Bolvar!


Acompanhe o Hartigan Cosplay nas redes sociais:

✅ Instagram: https://www.instagram.com/hartigan_cosplay/
✅ Twitter: https://twitter.com/HartiganCosplay
✅ Facebook: https://www.facebook.com/HartiganCos


Siga a A PÁ LADINA nas redes sociais:
✅ Instagram: www.instagram.com/apaladinawow
✅ Facebook: www.facebook.com/apaladinawow
✅ Twitter: twitter.com/apaladinawow
✅ Youtube: www.youtube.com/APáLadinawow
✅ Twitch: www.twitch.tv/apaladinawow

Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Email: marcio.pacheco@cardnamanga.com.br . Twitter: @MarcioAPacheco